SóProvas


ID
2584783
Banca
FUNCAB
Órgão
SESAP-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo o Ministério da Saúde, todo paciente que apresentar doença febril aguda com duração de até sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos sintomas como cefaleia, dorretro-orbitária, mialgias, artralgias, prostração ou exantema, associados ou não à presença de hemorragias, deve ser considerado como paciente com suspeita de dengue, além de ter estado, nos últimos 15 dias, em área onde esteja ocorrendo transmissão de dengue ou tenha a presença de Aedes aegypti. Cabe ao profissional de enfermagem coletar e registrar dados da forma mais detalhada possível no prontuário do paciente. Assinale a alternativa que contenha dados (entrevista e exame físico) que NÃO tenham relação direta com um caso de suspeita de dengue.

Alternativas
Comentários
  • Na avaliação para dengue deve-se:

    - Valorizar e registrar os sinais vitais: temperatura, qualidade de pulso, frequência cardíaca, pressão arterial, pressão de pulso e frequência respiratória

    - O estado de consciência com a escala de Glasgow.

    - O estado de hidratação.

    - Realizar medidas antropométricas (peso, altura, índice de massa corporal).

    - O estado hemodinâmico: pulso e pressão arterial, determinar a pressão arterial média e a pressão de pulso ou pressão diferencial, enchimento capilar.

    - Verificar a presença de derrames pleurais, taquipneia, respiração de Kussmaul.

    - Pesquisar a presença de dor abdominal, ascite, hepatomegalia.

    - Investigar a presença de exantema, petéquias ou sinal de Herman "mar vermelho com ilhas brancas".

    - Buscar manifestações hemorrágicas espontâneas ou provocadas (prova do laço).

    Porém aspectos psiquiátricos como transtorno obsessivo compulsivo e esquizofrenia não fazem ligação direta com a dengue.

    Gabrito do Professor: Letra A

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Dengue : diagnóstico e manejo clínico : adulto e criança [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – 5. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2016.