Os objetos do conhecimento histórico se deslocaram dos grandes fatos nacionais ou mundiais para a investigação das relações cotidianas, dos grupos excluídos e dos sujeitos sociais construtores da história. De acordo com a Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O que passou a dar significado à história foram as relações sociais existentes no cotidiano, as relações de poder explícitas ou ocultadas, as resistências, as diversidades culturais e a percepção de múltiplas temporalidades expressas em mudanças e permanências, a busca da construção da identidade dos sujeitos históricos, da construção da história local, das inter-relações do local com o regional, o nacional e o mundial. É o conhecimento histórico se fazendo sob a pressão da própria história.
II. No contexto de mudanças historiográficas e sociais, a própria noção de nacionalidade não se redefine e se assentará mais sobre a ideia da homogeneidade, da unidade de interesses e de projetos.
III. As novas concepções de ensino aprendizagem, oriundas da teoria socioconstrutivista do conhecimento, das teorias genéticas e sócio-históricas da aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo e social, propiciaram a construção de novos saberes históricos, escolares e de novas concepções e práticas do ensino da História.
Estão corretas as afirmativas: