SóProvas


ID
2585626
Banca
IBFC
Órgão
SEE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os vasos sanguíneos, o coração e o sangue formam o sistema cardiovascular ou circulatório. A circulação do sangue permite o transporte e a distribuição de nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos. O sangue também transporta resíduos do metabolismo para que possam ser eliminados do corpo. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Nos anfíbios, o coração tem dois átrios e um ventrículo. Estes possuem circulação fechada, dupla e incompleta, além de hemácias ovais e nucleadas.

II. Nos répteis, o coração tem dois átrios e dois ventrículos parcialmente separados. Há separação completa dos ventrículos nos crocodilianos. Estes possuem circulação fechada, dupla e incompleta, além de hemácias anucleadas em forma de discos bicôncavos.

III. Nas aves, o coração tem dois átrios e dois ventrículos. A crossa aórtica é voltada para direita. As aves possuem circulação fechada dupla e completa, além de hemácias ovais e nucleadas.

Estão incorretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Quando se trata de sistema circulatório dos organismos, há vários tipos diferentes, entre as classes dos animais. Nos repteis, a circulação é fechada, dupla e completa no grupo dos crocodilianos, diferente do restante dos demais repteis. 

    Alternativa correta: Letra C


  • Atenção: 2 nucleadas x 1 anucleada.

    Gabarito: c

  • Hemácia anuclear é característica dos mamíferos.

    sistema circulatório das aves se assemelha ao dos mamíferos, com pequenas diferenças, por exemplo: as hemácias das aves são dotadas de núcleo e com formas ovais, enquanto que as hemácias nos mamíferos são desprovidas de núcleo (anucleadas) e de formato arredondado. Outra diferença é que, nas aves, a artéria aorta que sai do ventrículo esquerdo é voltada para a direita, enquanto que nos mamíferos, a artéria aorta está voltada para a esquerda

  • Como nos anfíbios, o coração dos répteis apresenta três cavidades: dois átrios (um direito e um esquerdo) e um ventrículo. O coração dos répteis crocodilianos apresenta quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos (como o das aves e dos mamíferos). No entanto, mesmo nos crocodilianos observa-se  mistura dos tipos de sangue (venoso e arterial) que passam pelo coração, embora em proporção menor do que nos anfíbios.

    Assim, podemos considerar a circulação dos répteidupla e incompleta

  • As hemácias são as células mais numerosas no sangue. Nos mamíferos elas não possuem núcleo, são bicôncavas e não possuem organelas.Em aves, répteis, anfíbios e peixes as hemácias possuem núcleo durante toda a sua sobrevida.

  • O coração dos  apresenta algumas diferenças entre o próprio grupo. O coração dos répteis crocodilianos é diferente do observado em répteis não crocodilianos. Nesse último grupo, observa-se ainda uma divisão incompleta do ventrículo; nos crocodilianos, todas as câmaras estão completamente divididas.

    O sangue que chega ao lado esquerdo do coração é rico em oxigênio e é proveniente do pulmão, e o sangue que chega pelo átrio direito é rico em gás carbônico e é proveniente do corpo. Nos não crocodilianos, ocorre o encontro desses tipos de sangue no ventrículo. Nos crocodilianos, apesar de o coração apresentar quatro câmeras, há o encontro de sangue em uma região chamada de forame de Panizza, que conecta o arco aórtico sistêmico direito e esquerdo. Em répteis, a circulação é dupla.