SóProvas


ID
2587096
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Valinhos - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os chanceleres do Mercosul decidiram hoje (5 de agosto de 2017), em consenso, suspender a Venezuela do bloco – formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – por ruptura da ordem democrática. A sanção foi aplicada com base nas cláusulas do Protocolo de Ushuaia, assinado em 1998. A partir da medida, os países membros do bloco esperam isolar o governo de Nicolás Maduro, considerado não democrático pelo Mercosul.

   (EBC, 5 ago. 17. Disponível em:<https://goo.gl/iPtFmW> . Adaptado)


Entre as exigências para que a medida seja revista, está

Alternativas
Comentários
  • Os chanceleres do Mercosul decidiram hoje (5), por consenso, suspender a Venezuela do bloco – formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – por ruptura da ordem democrática. A sanção foi aplicada com base nas cláusulas do Protocolo de Ushuaia, assinado em 1998. Entre as exigências para que a questão seja revista estão a “libertação dos presos políticos, a restauração das competências do Poder Legislativo, a retomada do calendário eleitoral e anulação da convocação da Assembleia Constituinte”, diz o documento assinado durante o encontro.

  • http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2017-08/mercosul-suspende-novamente-venezuela-por-ruptura-da-ordem-democratica

  • Gabarito D

  • Letra D.

    d) Quatro foram as diferentes exigências para que o processo de suspensão da Venezuela possa ser reavaliado, sendo elas: a libertação dos presos políticos, a restauração das competências do Poder Legislativo, a retomada do calendário eleitoral e a anulação da convocação da Assembleia Constituinte.

    Questão comentada pelo Prof. Prof. Diogo Surdi

  • Geopolítica é tema complexo e recorrente. Assim, deve ser estudado a partir dos conhecimentos da Geografia Escolar e ser constantemente complementado com a observação atenta do noticiário. Quando os eventos envolvem países vizinhos estes devem ser acompanhados com atenção redobrada. O texto associado aborda uma medida decidida numa reunião de cúpula do Mercosul e o enunciado busca a alternativa correta sobre a decisão descrita nela.
    A) O Mercosul tradicionalmente não influi em assuntos internos dos países membros com essa assertividade.

    B) Este tipo de exigência não faz parte das atribuições do bloco.

    C) Medida típica de governos autoritários que não condiz com a postura tradicional do bloco.

    D) Uma assembleia constituinte que não seja consensual entre toda a sociedade pode significar uma medida autoritária de controle de um governo sobre a estrutura jurídica de um país. A cúpula do Mercosul entendeu que foi esse tipo de fato o que ocorreu na Venezuela. O país caribenho atualmente encontra-se suspenso do bloco sem grandes possibilidades de retorno a curto prazo. 
    E) O Mercosul não faz esse tipo de exigência sobre a política interna dos países membros. As "regras" sobre a entrada ou saída de novos membros são decididas coletivamente em documentos conhecidos como protocolos, que costumam ser batizados com o nome da cidade onde foram decididos. 


    GABARITO DO PROFESSOR: D