SóProvas


ID
2587363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      Entende-se por fronteira agrícola moderna a ocupação de áreas para as atividades agrícolas com alto conteúdo tecnológico e organizacional, em substituição à pecuária extensiva, às formas tradicionais de cultura e(ou) à cobertura vegetal original. Atualmente, a área ocupada pela fronteira agrícola moderna coincide, proximamente, à área de abrangência do chamado polígono dos solos ácidos, que ocupa a maior parte da região Centro-Oeste, parte do estado de Minas Gerais e do Tocantins, bem como algumas regiões do Nordeste.

S. Frederico. Gênese e consolidação da rede urbana na região de fronteira agrícola moderna. In: E. Costa e R. Oliveira. As cidades entre o real e o imaginário: estudos no Brasil (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, e considerando os múltiplos aspectos que ele suscita, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Caberia recurso, resposta  vaga "o campo tornou-se menos funcional para as cidades e as cidades tornaram-se funcionais para o campo". Da a impressão que nos tornarmos menos dependente do que acontece no campo, e que o urbano subjugou as relações no campo, bem, a bancada ruralista brasileira, seu poder e capilaridade n é um sinal que o campo virou menos "funcional" para as cidades, se funcionalidade entendermos uma relação de dependência. 

  • A

    Com o avanço da fronteira agrícola moderna, emergiram novas cidades brasileiras, nas quais passou a ocorrer uma inversão: o campo tornou-se menos funcional para as cidades e as cidades tornaram-se funcionais para o campo.

  • Concordo com a colega @Alana Louise, visto que a assertiva não permite tal conclusão. De certa forma, a resposta até mesmo é uma oração concessiva, visto que, inicialmente infere-se que foi com o desenvolvimento do campo, da frontreira agrícola, que cidades nasceram/desenvolveram, e é do campo que a renda destas cidades provêm (inferência em consonância com o texto de apoio), portanto, é contraditório afirmar que o campo é figura secundária.

    É possível que a intenção da questão seja afirmar que as cidades atualmente fornecem uma grande quantidade de serviços e produtos para o campo, por tal razão seriam elas extremamente funcionais a ele. Mesmo assim, considero incorretor afirmar que o campo é menos funcional às cidades, que estas àqueles.



    De toda sorte, o gabarito é a "A", pois as demais não poderiam de qualquer forma, vejamos:


    B) A fronteira agrícola moderna se configurou mais intensamente em São Paulo que nos demais estados.


    Veja que a situação aqui confronta com o texto, o qual afirma ser no Centro-Oeste... No geral, São Paulo está mais relacionado a questões de industrialização, que pese ser um Estado de agricultura forte também.


    C) Entre os serviços ofertados pelas cidades do agronegócio, destaca-se a comercialização dos grãos realizada pelos escritórios comerciais importadores das grandes empresas (tradings). 


    O que o agronegócio necessita são de escritórios EXPORTADORES.


    D) A difusão do meio técnico científico-informacional, em determinadas regiões de fronteira agrícola moderna, propiciou que ações e objetos agregassem valor fundamentado no desenvolvimento da ciência e da informação, contudo essa difusão não favoreceu a proliferação de serviços com múltiplas especializações.


    A primeira parte da assertiva está correta, todavia, sua parte final traz informação contrária à verdade.


    E)No caso da região pantaneira brasileira, a integração territorial promovida pela construção das rodovias, associada à inexistência de heranças territoriais de grande monta, facilitou a rápida difusão da agricultura moderna nessa área.


    Muito pelo contrário, a região pantaneira é extremamente permeada por herenças territoriais.

  • ''A''


    Relação de interdependência entre Campo e Cidade

  • a

  • FAMOSAS CIDADES DO AGRAONEGÓCIO (cidades médias ou pequenas), as quais concentram universidade e centros de pesquisas!