SóProvas


ID
258787
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MMA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo à biodiversidade.

Os objetivos da economia ambiental incluem o desvencilhamento das formulações neoclássicas do nível teórico de abstração e a mensuração das variáveis indispensáveis à implementação e à instrumentalização de políticas públicas.

Alternativas
Comentários
  • Há distinções?
    Segundo Kolstad, a economia ambiental envolve economistas que estenderam a
    disciplina e seus paradigmas para  incorporar o meio ambiente (environment) enquanto a economia ecológica envolve  aqueles ecologistas que estenderam suas disciplinas e seus paradigmas para  incorporar o ser humano e a economia.
  • desvencilhamento das formulações neoclássicas do níveo teórico de abstração e a mensuração das variáveis indispensáveis à implementação de políticas públicas. Que bla bla blá inútil.

  • Eita bla ble bli blo blouuuu ......rseses to lendo em hebraico e melhor deixar em branco ou dizer que ta tudo errado kkk
  • Pior que ta certo kkkk meu pai do ceu.
  • Gabarito: certo.

    Há duas correntes de pensamento econômico que trata a questão da valoração dos serviços ecossistêmicos.

    A corrente da Economia Ambiental que é considerada a principal resposta da Economia Neoclássica à problemática ambiental, representa uma resposta ao questionamento da sociedade sobre o papel dos ecossistemas na dinâmica econômica e no bem-estar. Considerando a economia como um sistema fechado, no qual se analisam os fluxos monetários, de trabalho e de renda entre as pessoas e as unidades produtivas (empresas), a teoria econômica tradicional falhava ao não identificar que as matérias primas necessárias para serem transformadas em bens de consumo e, consequentemente, para gerar renda, vinham da natureza – e que tais recursos eram ilimitados.

    A outra corrente de pensamento denominada de Economia Ecológica ampliou este campo de análise ao entender o sistema econômico como um sistema aberto. Isto é, a economia ecológica incorpora a análise econômica tradicional, mas entende que estas relações entre empresas e pessoas não podem ocorrer indefinidamente, uma vez que existem limites impostos pelos ecossistemas que afetam esta relação, como a extração de recursos naturais e a obtenção de energia necessária para a produção destes bens de consumo. Além de existirem limites na capacidade dos ecossistemas de absorverem os resíduos gerados pelo sistema econômico. 

    Fonte: https://www.ecodebate.com.br/2011/11/16/valorando-a-natureza-economia-ambiental-ou-economia-ecologica-por-sergio-gomes-tosto-joao-a-mangabeira-e-lauro-charlet-pereira/