-
I - Arquivo especializado - detém sob sua custódia documentos resultantes da experiência humana num campo específico, independente da forma física que seus documentos apresentem.
fonte: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/412/523
II - Lei 8.159/91, Art. 11 - Consideram-se arquivos privados os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades.
III - Lei 8.159/91, Art. 7º - Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias.
IV - Segundo a Tipologia o arquivo é classificados como ativo, inativo e morto
-
Complementando o comentário do colega Rômulo,
IV- segundo a natureza da entidade a que estão vinculados, os arquivos podem ser públicos ou privados.
-
GABARITO C
-
Não existe arquivo "morto"!
-
Arquivo Ativo: Mantém arquivados os documentos e papéis de uso, consulta e referência constante e atuais, ou que se encontram em fase de conclusão.
Arquivo Inativo: Guarda documentos e papéis que oferecem menor frequência de uso, consulta ou referência.
Arquivo Morto: Armazena documentos de frequência de uso, consulta ou referência quase nulas, mas mesmo assim são significantes e precisam ser guardados, e inclusive organizados como um arquivo ativo.
-
I. Arquivos históricos são aqueles que têm sob sua custódia os documentos resultantes da experiência humana num campo específico, como, por exemplo, os arquivos médicos e os de radiologia.
I - Arquivo especializado - detém sob sua custódia documentos resultantes da experiência humana num campo específico, independente da forma física que seus documentos apresentem.
fonte: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/412/523
II. Consideram-se arquivos privados os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades. (CERTO)
III. Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias. (CERTO)
IV. Segundo a natureza da entidade a que estão vinculados, os arquivos podem ser ativos e inativos.
IV - Segundo a Tipologia o arquivo é classificados como ativo, inativo e morto
-
Os profissionais da arquivologia não gostam e não aceitam bem o termo arquivo "morto", trabalham somente com ativo e inativo...
-
Corrente/ativo/movimento/ primeira idade: documentos frequentemente consultados, devem estar fisicamente próximos de quem os está utilizando.
b) Intermediário/semiativo/ limbo/purgatório/segunda idade: o documento ainda tem uso administrativo. Não é aberto ao público em geral.
c) Permanente/inativo/custódia/terceira idade: já perdeu o uso administrativo, mas ainda possui algum potencial, informativo, probatório ou histórico. Quando o documento perdeu o uso administrativo ou ele será permanente ou será descartado. Documentos permanentes não podem ser descartados em nenhuma hipótese, pois são imprescritíveis e inalienáveis
GAB C
-
A questão aborda diversos conceitos: arquivos históricos, arquivos especializados, arquivo público e privado além da natureza da entidade.
I. Na verdade, o conceito apresentado faz referência aos arquivos especializados, que são aqueles que tratam de um assunto específico. Os arquivos históricos podem ser considerados como sendo os documentos que são guardados definitivamente por apresentarem valor secundário. Errada.
II. É exatamente o conceito de arquivos privados elencado pela Lei nº 8.159/91: Art. 11 - Consideram-se arquivos privados os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades. Certa.
III. É exatamente o conceito de arquivos públicos apresentado pela Lei nº 8.159/91: Art. 7º - Os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos de âmbito federal, estadual, do Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e judiciárias. Certa.
IV. Os arquivos podem ser analisados a partir de várias categorias como a forma, o formato, espécie, tipo documental, estágio de evolução, gênero, natureza dos documentos, natureza da entidade, entre outros.
Quanto à natureza da entidade mantenedora, os arquivos podem ser públicos, privados, comerciais, pessoais e familiares. Errada.
Gabarito do Professor: C