-
O item I está visivelmente correto.
O Item III está visivelmente errado, mas entendo que não há informações suficientes para concluir se o item II é verdadeiro. Afinal, se “cada disciplina é ministrada por um professor”, a única coisa que eu sei é que não temos mais de um professor por disciplina, mas não sabemos se um professor pode lecionar várias disciplinas. Isso não foi proibido e nem autorizado. Entendo que não se pode concluir tal informação, e o item correto é a alternativa a).
FONTE : VICTOR DALTON
BONS ESTUDOS PESSOAL !
-
Como disse o amigo, o item correto deveria ser o a). Não tem como inferir quantas disciplinas um professor pode ministrar.
-
A I nao deveria estar certa, mais aluno não se relaciona com professor segundo o enunciado
-
Esta questão não serve de referência.
Não há como, pelo enunciado, nenhum relacionamento direto entre aluno e professor, logo não pode ser inferido nenhum tipo de cardinalidade no item I.
No item II é a mesma coisa, no enunciado somente é dito que a disciplina só pode ser ministrado por um único professor. A omissão de que o professor pode ou não ministrar mais de uma disciplina não nos serve para afirmar com certeza que o professor está habilitado a ministar N disciplinas.
Trabalhar com suposições em concurso público é complicado, pois aí você fica com um gabarito furado.
-
Alívio em olhar os comentários.
A letra "A" seria uma decorrência lógica e não acredito que há uma extrapolação em afirmar a cardinalidade N:M no relacionamento professor/estudante
-
LETRA D
Marquei a D com dor no coração e medo, mas conheço um pouco a banca e sei que a FGV tem dessas abstrações malucas, então não adianta brigar. A II não está errada como muitos dizem. Pois ela é uma inferência possível.
Se no dado modelo apresentado é possível a ocorrência do cenário II, então a questão não estaria errada. LOGO você pode brigar e perder pontos nas próximas provas da FGV ou se acostumar com esse tipo de questão que a banca sempre aplica.
-
Poxa, o concurseiro de TI vem com um baita texto defendendo a banca, eu penso que ele vai explicar a questão e ele deixa a gente nessa expectativa.
Vamos analisar cada ponto da questaõ.
Considere um banco de dados que registre informações sobre alunos, disciplinas e professores em uma faculdade. Sabe-se que um aluno pode cursar uma ou mais disciplinas, Se cada disciplina é ministrada por um único professor, como ele diz, a I está errada e a III está correta. quanto à cardinalidade alunos e professores, por mais que o texto não mencione explicitamente, sabe-se que ela existe. Se cada disciplina aceita inscrições de um ou mais alunos, essa cardinalidade é N:M, (pois sabe-se que um aluno pode cursar várias disciplinas, e que cada professor tem vaŕios alunos)
Ok, a I tá certa, mas a III também. Ou seja, o gabarito deveria ser I e III, e não I e II.
-
Questão mal elaborada.
-
A II está corretíssima. A cardinalidade (1:N), na relação professor - disciplina, significa que cada professor ministra N disciplinas e cada disciplina é ministrada por 1 professor. Obs: se a relação fosse disciplina - professor a cardinalidade seria (N:1) - repararam, então, que a leitura é inversa.
A III esta errada. estaria certa se cardinalidade fosse (1:1)
a I é uma extrapolação que a FGV sempre faz. Nao há relação entre aluno e professor. Só se a entidade disciplina fosse uma entidade relacional, mas acho que a banca deveria informar isso. Em outras bancas a I estaria errada.
-
O ponto sobre a III, no meu entendimento, é que o enunciado diz "disciplina é ministrada por professor" (cardinalidade 1), mas nada é dito sobre "professor ministra disciplina" (qual a cardinalidade?), não sendo possível inferir o que há relação 1:1 ou 1:N.
-
Ver questão Q847308 que trata do mesmo assunto.