-
Gabarito Letra C
CPC 26
102. A primeira forma de análise é o método da natureza da despesa. As despesas são agregadas na demonstração do resultado de acordo com a sua natureza (por exemplo, depreciações, compras de materiais, despesas com transporte, benefícios aos empregados e despesas de publicidade), não sendo realocados entre as várias funções dentro da entidade. Esse método pode ser simples de aplicar porque não são necessárias alocações de gastos a classificações funcionais. Um exemplo de classificação que usa o método da natureza do gasto é o que se segue:
Receitas X
Outras Receitas X
Variação do estoque de produtos acabados e em elaboração X
Consumo de matérias-primas e materiais X
Despesa com benefícios a empregados X
Depreciações e amortizações X
Outras despesas X
Total da despesa (X)
Resultado antes dos tributos X
103. A segunda forma de análise é o método da função da despesa ou do ”custo dos produtos e serviços vendidos”, classificando-se as despesas de acordo com a sua função como parte do custo dos produtos ou serviços vendidos ou, por exemplo, das despesas de distribuição ou das atividades administrativas. No mínimo, a entidade divulga o custo dos produtos e serviços vendidos segundo esse método separadamente das outras despesas. Esse método pode proporcionar informação mais relevante aos usuários do que a classificação de gastos por natureza, mas a alocação de despesas às funções pode exigir alocações arbitrárias e envolver considerável julgamento. Um exemplo de classificação que utiliza o método da função da despesa é a seguinte:
Receitas X
Custo dos produtos e serviços vendidos (X)
Lucro bruto X
Outras receitas X
Despesas de vendas (X)
Despesas administrativas (X)
Outras despesas (X)
Resultado antes dos tributos X
bons estudos
-
Vamos pensar um pouco...
Como o Renato já afirmou a abaixo, existem duas formas de análise das despesas na DRE, quais sejam: método da natureza da despesa e método funcional. (CPC 26. Itens 102 - 105)
Desta forma questão ficaria estruturada assim:
a) Despesa com Benefícios a Empregados (Natureza) e Despesas Comerciais (Funcional). ...................Errada
b) Variação do Estoque (Natureza) e Custo dos Produtos Vendidos (Funcional)........................................Errada
c) Despesa de Depreciação (Natureza) e Consumo de Matéria Prima (Natureza).......................................Certa
d) Despesa de Vendas (Funcional) e Despesas Administrativas (Funcional).............................................Errada
e) Despesas Administrativas (Funcional) e Despesa de Amortização (Natureza).........................................Errada
Para memorizar:
(Método Natureza)
Despesa com salário..........
Despesa com transpotrte........
Despesas com propaganda....
Despesa com depreciação
Materias consumido
(Método Funcional)
Despesa operacional
Despesa comercial
Despesa administrativa
Despesa com venda
Impostos
CMV
Bons estudos!
-
Uma dica que tem funcionado para mim é:
método funcinal tem contas mais genéricas, ex: despesas de vendas, comercial
método da natureza tem contas mais específicas, ex: despesas com propaganda, despesa com transporte
-
Complementando a dica do Lucas Ferreira Coelho, eu costumo buscar associar as nomenclaturas dos grupos de despesas pelo método funcional com possíveis setores existentes nas empresas (vendas, administrativo, comercial, operacional).
-
Segundo o CPC 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis, as despesas devem ser subclassificadas a fim de destacar componentes do desempenho que possam diferir em termos de frequência, potencial de ganho ou de perda e previsibilidade. Essa análise dever ser proporcionada em uma das duas formas descritas a seguir, obedecidas as disposições legais.
A primeira forma de análise é o método da natureza da despesa. As despesas são agregadas na demonstração do resultado de acordo com a sua natureza (por exemplo, depreciações, compras de materiais, despesas com transporte, benefícios aos empregados e despesas de publicidade), não sendo realocados entre as várias funções dentro da entidade. Esse método pode ser simples de aplicar porque não são necessárias alocações de gastos a classificações funcionais.
A segunda forma de análise é o método da função da despesa ou do “custo dos produtos e serviços vendidos”, classificando-se as despesas de acordo com a sua função como parte do custo dos produtos ou serviços vendidos ou, por exemplo, das despesas de distribuição ou das atividades administrativas (despesas de vendas, despesas administrativas, outras despesas etc). No mínimo, a entidade deve divulgar o custo dos produtos e serviços vendidos segundo esse método separadamente das outras despesas. Esse método pode proporcionar informação mais relevante aos usuários do que a classificação de gastos por natureza, mas a alocação de despesas às funções pode exigir alocações arbitrárias e envolver considerável julgamento.
O pronunciamento Técnico CPC 26 – Apresentação das Demonstrações Contábeis dá os seguintes exemplos:
Método da Natureza
As despesas são agregadas na demonstração do resultado de acordo com a sua natureza (por exemplo, depreciações, compras de materiais, despesas com transporte, benefícios aos empregados e despesas de publicidade), não sendo realocados entre as várias funções dentro da entidade.
Receitas X
Outras Receitas X
Variação do estoque de produtos acabados e em elaboração X
Consumo de matérias-primas e materiais X
Despesa com benefícios a empregados X
Depreciações e amortizações X
Outras despesas X
Total da despesa (X)
Resultado antes dos tributos X
Método da Função
Classifica as despesas de acordo com a sua função como parte do custo dos produtos ou serviços vendidos ou, por exemplo, das despesas de distribuição ou das atividades administrativas. É o modelo da Demonstração do Resultado do Exercício exigido pela Lei n° 6.404/76.
Receitas X
Custo dos produtos e serviços vendidos (X)
Lucro bruto X
Outras receitas X
Despesas de vendas (X)
Despesas administrativas (X)
Outras despesas (X)
Resultado antes dos tributos X
A partir disso vamos analisar as alternativas apresentadas.
a) Despesa com Benefícios a Empregados (natureza) e Despesas Comerciais (função).
b) Variação do Estoque (natureza) e Custo dos Produtos Vendidos (função).
c) Despesa de Depreciação (natureza) e Consumo de Matéria Prima (natureza). Parei aqui
d) Despesa de Vendas (função) e Despesas Administrativas (função).
e) Despesas Administrativas (função) e Despesa de Amortização (natureza).
Assim, correta a alternativa C.
-
eu faço a associação com conta analítica e sintética, é basicamente a mesma ideia
Analítica -> Natureza
Sintética -> Funcional
Observação pra esse item do CPC 26
104. As entidades que classificarem os gastos por função devem divulgar informação adicional sobre a natureza das despesas, incluindo as despesas de depreciação e de amortização e as despesas com benefícios aos empregados
-
2 Métodos
Função = Mais GENÉRICA (Ex.: CMV, Desp Adm.e gerais etc) ==> regra geral: Adotada na ativ. PRIVADA
Natureza = Mais ESPECÍFICA (Ex.: Desp. c/salários, propaganda, custo MP etc)==> regra geral: Adotada no Setor Púb.
Bons estudos.