-
Uma parte do acordo estabelecido no Tratado de Petrópolis, era a construção de uma ferrovia para a Bolívia escoar sua produção pelo rio Amazonas e poder ter uma saída para o oceano Atlântico.
Palavra chave é tudo.
Gab: C
#foco
-
Banca rapar1g4! Na "D" ela está falando do Acre, venenosa traiçoeira.
-
A ferrovia Madeira Mamoré foi parte do acordo estabelecido no tratado de Petrópolis, que estabeleceu que a Bolívia cederia o território em troca de uma indenização e uma ferrovia para escoar sua produção pelo rio amazonas e ter uma saída para o oceano atlântico.
-
marquei E porque li INDEPENDENCIA ao invés de INTERDEPENDENCIA KKKK
-
A SAÍDA PARA O PACIFICO NÃO ERA PERMITIDA PELO PERU; LOGO A BOLIVIA BUSCOU UM ACORDO (TRATADO DE PETRÓPOLIS) COM O BRASIL PARA ENCONTRAR MEIOS DE ESCOAR SUA PRODUÇÃO DE BORRACHA ATÉ O ATLÂNTICO.
-
C) Incentivou a construção de uma ferrovia ao longo dos rios Madeira e Mamoré, com o propósito de escoar a borracha e outros produtos amazônicos para os portos do Atlântico.
O rios Madeira e Mamoré estão corretamente citados na questão, ao contrário do que alguns comentários sugerem, pois antes de chegar ao rio Amazonas era preciso navegar pelos rios Mamoré e Madeira.
-
A
Impulsionou o surgimento de cidades e povoados e alimentou os processos de urbanização em cidades já existentes, como Belém e Manaus.
B
Atraiu uma migração de nordestinos para extração da borracha, principalmente do Ceará, que sofria as consequências das secas do final do século XIX.
C
Incentivou a construção de uma ferrovia ao longo dos rios Madeira e Mamoré, com o propósito de escoar a borracha e outros produtos amazônicos para os portos do Pacífico.
D
Resultou em conflitos e disputas fronteiriças em função da busca, por trabalhadores brasileiros, de novas seringueiras nas florestas do território da Bolívia.
E
Implementou relações de trabalho baseadas na interdependência entre seringueiros, aviadores e casas exportadoras.