Gabarito Letra A
1. Planície Amazônica.
A planície Amazônica em sua porção limitada pelo Estado de Rondônia, apresenta a altitude de 90 a 200 metros acima do nível do mar, estende-se desde o extremo norte nos limites deste com o Estado do Amazonas, se prolongando nas direções sul e sudeste até encontrar as primeiras ramificações da chapada dos Parecis e da Encosta Setentrional. Não é possível estabelecer com precisão os limites, visto que, os acidentes do relevo se interpenetram. Porém, tomando como ponto de referência a cidade de Porto Velho inserida dentro da planície, esta tem como limite sul, sudoeste e oeste a Encosta Setentrional do Planalto Brasileiro, cujos afloramentos de granito surgem a 3 Km dessa cidade, e a 7 Km a cachoeira de Santo Antônio do Alto Madeira, degrau submerso do referido Planalto. A leste, sudoeste e sul a Chapada dos Parecis, a 48 Km de Porto Velho, assinalada pela presença de uma topografia ondulada, o surgimento de matações (blocos de granito) e a formação de laterito (piçarra). Encontra-se aí a cachoeira do Samuel no rio Jamari, formado pelo dissecamento do planalto arqueano pelas águas desse rio. Ao norte, nordeste e noroeste, a própria planície Amazônica a partir da linha convencional de limites entre os estados de Rondônia e do Amazonas.
3. Chapada dos Parecis-Pacaás Novos.
Estas chapadas são pertencentes ao sistema de planaltos Mato-grossense do Maciço Central Brasileiro com altitudes entre 300 a 1000 metros acimado nível do mar, constituindo-se na superfície cimeira do Estado, cujo ponto culminante é o Pico do Tracuá com 1.126 metros de altura, na Chapada dos Pacaás Novos, no Município de Campo Novo de Rondônia.
2. Encosta Setentrional do Planalto Brasileiro.
Este acidente do relevo é uma área de terreno arqueano (período pré-cambiano), constituído por restos de uma superfície de aplainamento rebaixada pelas sucessivas fases erosivas, subdivindo-se em patamares de altitudes que variam de 100 a mais de 500 metros acima do nível do mar, formando cristas residuais esparsas, colinas de topos plainados, colinas com inselbergs, pontões, morros isolados e esporões de cristas agudas. Afloramentos de granotos, lateritos e matações de tamanhos variados
4. Vale do Guaporé-Mamoré.
É constituído por uma vasta planície dissimétrica de forma tabular formada de sedimentos recentes, com altitudes entre 100 a 200 metros acima do nível do mar, apresentando terrenos alagadiços associados a platôs mais elevados. Estendendo-se desde o sopé das chapadas dos Parecis e Pacaás Novos a leste, até atingir os primeiros contrafortes da cordilheira dos Andes ao oeste, na República da Bolívia.
http://www.geocities.ws/rondonianaweb/aspectos_gerais.htm#PLAN%C3%8DCIE%20AMAZ%C3%94NICA
bons estudos
(1 ) Planície Amazônica.
Apresenta uma superfície aplainada, com solos areno-argilosos, além de rios e áreas de várzea e de barranco.
( 3) Chapada dos Parecis-Pacaás Novos.
Possui pontos culminantes com mais de 1.000 metros, como o Pico do Tracuá ou Pico Jaru.
(2 ) Encosta Setentrional do Planalto Brasileiro.
Apresenta patamares de altitudes entre 100 e 500 metros acima do nível do mar, com colinas de topos aplainados e com inselbergs.
(4 ) Vale do Guaporé-Mamoré.
Apresenta áreas mais baixas, que sofrem inundações na época das enchentes, formando lagos temporários, de difícil escoamento