-
Gabarito Letra D
(V) Tornou o Brasil um grande exportador desse produto, no mesmo período em que nascia e se afirmava a indústria automobilística.
(F) Causou a Guerra da Borracha, em função do desentendimentos entre produtores de látex brasileiros e bolivianos, resultando na anexação brasileira do Acre.
ERRADO: A anexação brasileira do Acre decorreu do Tratado de Petrópolis entre Brasil e Bolívia, e não decorrente de guerra como propõe a assertiva.
(V) Transformou Belém e Manaus em modelos de riqueza e requinte com a abertura de grandes avenidas, a instalação de luz elétrica e do sistema de bondes, por exemplo.
bons estudos
-
Renato, na minha opinião, o que torna o 2º enunciado errado é que não existiu essa Guerra da Borracha (com G maiúsculo), houveram, sim, disputas e conflitos, mas não a ponto de uma Guerra (não há qualquer livro que nomeie esse episódio como Guerra da Borracha).
Quanto ao restante do enunciado, entendo que a Questão Acreana (), resultou, sim, na anexação do Acre ao Brasil, pois apenas 1 ano após os conflitos, o Tratado de Petrópolis foi Assinado (1903).
-
Pois é Wagner errei por causa disso, levei os conflitos muito a sério kkk. Mas é bom lembrar que houve sim conflitos, esse foi um dos pontos que fez o tratado de Petrópolis surgir, para por fim a toda aquela situação
-
A guerra da borracha desencadeou o 2° ciclo da borracha, no contexto da segunda guerra mundial. Quando o Japão avançou suas tropas em direção aos seringais asiáticos, que fechou o fornecimento de borracha para os países Aliados, entre eles, os Estados Unidos. Nisso, os EUA se voltou para estabelecer acordos com o Brasil visando a borracha amazônica, por meio dos acordos de Washington em 1942.
Então o erro da alternativa é que a guerra da borracha nada tem a ver com as questões Bolívia/Acre.
-
- OS Bolivianos não extraiam latex, no entanto, não concordavam com a invasão dos brasileiros.Todavia essa guerra era por conta do território .