SóProvas


ID
2591401
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Taquaritinga - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Assinale a alternativa correta a respeito da fiscalização contábil financeira, orçamentária, operacional e patrimonial e de entidades da administração direta e indireta, conforme o disposto na Lei Orgânica do Município de Taquaritinga.

Alternativas
Comentários
  • O controle externo será exercido pela Câmara com o auxílio do Tribunal de Contas do Estado.

  • Lei Orgânica de TAQUARITINGA

    a) O controle externo será exercido pela Câmara com o auxílio do Tribunal de Contas do Estado. (certo)

    Art. 58 ...

    § 1º O controle externo será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas do Estado.

    b) O controle interno será exercido pelos órgãos do Poder Judiciário. (errado)

    Art. 58 A fiscalização contábil financeira, orçamentária, operacional e patrimonial e de entidades da administração direta e indireta quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, finalidade, motivação, publicidade, interesse público, aplicação de subvenções e renúncia de receitas será exercida pela Câmara Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Executivo, na forma da respectiva Lei Orgânica em conformidade com o disposto no artigo 31 da Constituição Federal.

    c) As contas do Município ficarão, durante noventa dias, anualmente, para exame e apreciação, à disposição de qualquer contribuinte.(errado)

    Art. 58...

    § 3º As contas do Município ficarão, durante sessenta dias, anualmente, para exame e apreciação à disposição de qualquer contribuinte, que poderá questionar-lhe a legitimidade.

    d) O Ministério Público é a parte legítima para denunciar irregularidades ao Tribunal de Contas do Estado ou à Câmara Municipal. (errado)

    Art. 59...

    § 2º Qualquer cidadão, partido político, associação ou entidade sindical é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ao Tribunal de Contas do Estado ou à Câmara Municipal.

  • Lei Orgânica de Fernandópolis A fiscalização contábil, financeira e orçamentária do Município será exercida p ela Câmara Municipal, mediante controle externo e pelos sistemas de controle interno do Executivo. § 1º O controle externo da Câmara será exercido com o auxilio do Tribunal de Contas do Estado ou órgão estadual a que for atribuída essa incumbência, e compreenderá a apreciação das contas do Prefeito e da Mesa da Câmara, o acompanhamento das atividades financeiras e orçamentárias do Município, o desempenho das funções de auditoria financeira e orçamentária, bem como o julgamento das contas dos administradores e demais responsáveis por bens e valores públicos.