SóProvas


ID
2591764
Banca
INSTITUTO MAIS
Órgão
Prefeitura de Santana de Parnaíba - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O mamilo é considerado pouco desenvolvido, apresenta-se pouco saliente, não há delimitação precisa entre o mamilo e a aréola, quando estimado, protrai com dificuldade e na junção mamilo-areolar forma um ângulo maior que 90°. Assinale a alternativa correta quanto a classificação do mamilo acima descrito.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

     

     

    De acordo com o artigo Manual de Procedimentos: Prevenção e Tratamento das Intercorrências Mamárias na Amamentação.SMS

     

     

     

    Classificação dos mamilos:

     

     

    Mamilo protruso ou normal: - quando se apresenta saliente, bem delimitado e se protrai com facilidade, após estimulação; na junção mamilo-areolar, forma um ângulo quase reto.

     

    Mamilo semi-protruso ou subdesenvolvido: quando se apresenta pouco saliente, como se estivesse incorporado à região areolar protraindo-se com dificuldade após estímulo. Não há delimitação precisa entre o mamilo e a aréola; na junção mamilo-areolar forma-se um ângulo obtuso.

     

    Mamilo invertido ou umbilicado ou mal formado: quando se apresenta no sentido oposto ao normal (protruso); após estímulos e exercícios não se exterioriza, conservando-se inalterado, com estímulo da sucção pode tornar-se aplanado com a aréola, revelando uma pele semelhante a mucosa.

     

    Mamilo pseudo invertido ou pseudo umbilicado: quando se apresenta em sentido oposto ao normal ou protruso; após estímulos e exercícios, se protrai pobremente, tornando-se temporariamente semelhante ao semi-protruso e voltando, a seguir, à posição de inversão; a pele de sua superfície assemelha-se a mucosa.

     

    Mamilo hipertrófico: quando apresenta todas as características de um mamilo protuso, porém, pelo seu tamanho exagerado, não torna possível a sucção, pois provoca náusea no RN.

     

     

    Obs:

    De acordo com o CAB nº 23 SAÚDE DA CRIANÇA.Aleitamento Materno e Alimentação Complementar.Brasília – DF.2015

     

    Para fazer o diagnóstico de mamilos invertidos, pressiona-se a aréola entre o polegar e o dedo indicador: se o mamilo for invertido, ele se retrai; caso contrário, não é mamilo invertido.