SóProvas


ID
259315
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Automação

A manutenção de instalações tem por objetivo básico conservá-las operando nas condições para as quais foram projetadas. As empresas dependem cada vez mais das instalações prediais como telefones, computadores e outros equipamentos. A atuação comprometida do funcionamento de qualquer parte do sistema predial pode gerar consequências graves para a empresa. Nesse contexto, a função de manutenção tem papel essencial. Sobre os tipos de manutenção, analise as afirmativas a seguir.

I – A manutenção produtiva total é uma filosofia gerencial que atua nas pessoas e nas formas como tratam os problemas, buscando a meta de zero falha ou zero quebra.

II – A manutenção corretiva visa a recuperar a capacidade produtiva de um equipamento ou instalação que tenha diminuído sua capacidade de exercer funções para as quais foi planejado.

III – A manutenção preditiva consiste em seguir uma programação preestabelecida, cuja periodicidade é prevista nos manuais dos equipamentos, tendo como benefício o aumento da vida útil e a redução de custos de quebra.

IV – A manutenção preventiva consiste em monitorar parâmetros e condições de equipamentos de modo a antecipar futuros problemas.

São corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra A

    Manutenção é toda ação de controle e monitoramento do equipamento. Manutenção não aumenta confiabilidade apenas leva o equipamento a operar sempre próximo as condições em que saiu de fábrica.

    Existem basicamente três tipos de manutenção:

    Manutenção corretiva: Trata-se de uma manutenção não periódica que variavelmente poderá ocorrer, a mesma possui suas causas em falhas e erros, que equipamentos dispõem nesta instância, trata da correção dos danos atuais e não iminentes.

    Manutenção preventiva: Manutenção preventiva é uma manutenção planejada que previne a ocorrencia corretiva. Os programas mais constantes da manutenção preventiva sao: reparos, lubrificação, ajustes, recondicionamentos de máquinas para toda a planta industrial. O denominador comum para todos estes programas de manutenção preventiva é o planejamento da manutenção X tempo.

    Manutenção preditiva: É o acompanhamento periódico dos equipamentos, baseado na análise de dados coletados através de monitoração ou inspeções em campo.
    A manutenção preditiva, tem sido reconhecida como uma técnica eficaz de gerenciamento de manutenção. Outras terminologias tem surgido como ferramentas de gerência de manutenção, estes novos termos - RCM, manutenção centrada na confiabilidade; TPM, manutenção produtiva total; e JIT, manutenção "Just-in-Time" - são apresentadas como substitutas à manutenção preditiva e a solução definitiva aos seus altos custos de manutenção.
    As técnicas de monitoramento na preditiva, ou seja, baseadas em condições, incluem: análise de vibração, ultra-som, ferrografia, tribologia, monitoria de processo, inspeção visual, e outras técnicas de análise não-destrutivas.

  • Manutenção Produtiva Total

    Objetivos da TPM:

    O objetivo global da TPM é a melhoria da estrutura da empresa em termos

    materiais (máquinas, equipamentos, ferramentas, matéria-prima, produtos etc.) e em

    termos humanos (aprimoramento das capacitações pessoais envolvendo conhecimento,

    habilidades e atitudes). A meta ser alcançada é o rendimento operacional global.

    As melhorias devem ser conseguidas por meio dos seguintes passos:

    a) Capacitar os operadores para conduzir a manutenção de forma voluntária.

    b) Capacitar os mantenedores a serem polivalentes.

    c) Capacitar os engenheiros a projetarem equipamentos que dispensem manutenção, isto

    é; o “ideal” da máquina descartável.

    d) incentivar estudos e sugestões para modificação dos equipamentos existentes a fim de

    melhorar seu rendimento,