A questão aborda conhecimentos acerca da funcionalidade das referências mistas e absolutas no Excel.
Antes de destacarmos a funcionalidade das referências mistas e absolutas, vale lembrar que o Excel, ao copiar ou arrastar uma fórmula, atualizará a função de acordo com a movimentação do usuário, ou seja, ao copiar e colar, por exemplo, o conteúdo da célula F3 na célula F6, o Excel adicionará mais 3 linhas no intervalo de células utilizado pela fórmula, uma vez houve a movimentação de 3 linhas para baixo. Vale destacar também que essa atualização do intervalo de células de uma função acontece na movimentação entre colunas.
Para fixar células, o usuário poderá inserir uma referência mita ou absoluta, sendo a diferença entre elas a seguinte:
Uma referência mista é utilizada para fixar uma coluna ou linha, de forma que, ao copiar essa célula em outras partes da planilha, a coluna ou linha não seja alterada. Para inserir uma referência mista, o usuário deverá inserir o símbolo de cifrão ($) antes da letra, para fixar a coluna, ou do número, para fixar a linha.
Já a referência absoluta é utilizada para fixar tanto a coluna quanto a linha, ou seja, ao arrastar ou copiar uma célula em outra parte da planilha, a referência da célula continuará a mesma. Para inserir uma referência absoluta, o usuário deverá inserir o símbolo de cifrão ($) antes da letra e do número utilizados para referenciar a célula.
Dessa forma, a fórmula “=$C$1*C3 + (10-E$1)*$A3” aplicou uma referência absoluta na célula C1, ou seja, não sofrerá nenhuma alteração caso haja a movimentação da célula, e inseriu uma referência mista na linha 1 da célula E1, bem como na coluna A da célula A3. Portanto, ao copiar a fórmula da célula F3 e colá-la na célula F6, a fórmula passará a ter a seguinte expressão: “=$C$1*C6+(10-E$1)*$A6”.
Gabarito – Alternativa E.