a) Layout.
Proporcionar um fluxo de trabalho de materiais fluido através da fábrica, ou um padrão de tráfego que não seja complicado tanto para clientes como para trabalhadores em uma organização de serviços.
b) Quadro de Distribuição do Trabalho (QDT)
Técnica de organização de processos focado, principalmente, na distribuição mais adequada das tarefas para cada funcionário dentro da empresa ou de um setor específico. Visa à racionalização e balanceamento das tarefas quanto ao tempo de execução, quantidade de funções atribuídas a cada pessoa.
c) 5W1H.
Termo originário de seis palavras em inglês What (o que), When (Quando), Who (quem), Why (por que), Where (onde) e How (como), esta ferramenta tem por objetivo promover um “brainstorm” estruturado, baseado em uma meta clara, como por exemplo, reduzir os custos da empresa ou ainda aumentar a produtividade de determinado setor.
d) Fluxograma.
Conforme enunciado da questão.
e) Formulário.
Importante meio de comunicação, transmissão e registro de informações, principalmente as baseadas em dados quantitativos.
At.te, CW.
ADMINISTRADORES. www.administradores.com.br
O termo Fluxograma é uma representação gráfica de um processo ou fluxo de trabalho, efetuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas e as setas unindo essas figuras geométricas. O Fluxograma tem por objetivo apresentar de forma rápida e descomplicada o fluxo de informações e ações da sequência operacional do processo. Através desta representação gráfica é possível compreender a transição de informações ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa.
O Fluxograma pode ser definido também como o gráfico em que se representa o percurso ou caminho percorrido por certo elemento (por exemplo, um determinado documento), através dos vários departamentos da organização, bem como o tratamento que cada um vai lhe dando.
A existência de fluxogramas para cada um dos processos é fundamental para a simplificação e racionalização do trabalho, permitindo a compreensão e posterior optimização dos processos desenvolvidos em cada departamento ou área da organização.