SóProvas


ID
2593981
Banca
IBADE
Órgão
IPERON - RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A região norte do Brasil possui inúmeras Reservas Indígenas de diferentes povos. Assinale a alternativa que apresenta a reserva localizada no estado de Rondônia e que engloba parte dos municípios de Nova Mamoré e Porto Velho.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D. 

    (...) A Terra Indígena (TI) Karipuna está localizada nos municípios de Porto Velho e Nova Mamoré. Ali os Karipuna estão reunidos na aldeia Panorama. A TI tem como limites naturais os rios Jacy-Paraná e seu afluente pela margem esquerda, o rio Formoso (a leste);

    Fonte: https://pib.socioambiental.org/pt/povo/karipuna-de-rondonia/1336

    Na atualidade, Rondônia possui 39 etnias. Entre elas estão: Caripunas; Pakaás Novos; Karitianas; Tapari, Makurap e Jatobi; Kaxacaris; Uru-Eu-Wau-Wau; Cinta Larga; Gaviões; Araras e outras.

  •  

    Atualmente, Rondônia possui 39 etnias, que utillizam 29 linguas e um dialeto e estão distribuidss em 19 terras indígenas.

    Algumas tribos indigenas em Rondônia:

    Caripunas : Ocupam o Parque Indígena Karipuna no vale do rio Jaci-Paraná.

    Pakaás Novos: Atualmente a maior área indígena em Rondônia, habitam no Município de Guajará-Mirim as reservas de Ribeirão (48.000 há) na margem do rio Ribeirão; Lage (110 há) na margem do rio Lages; Pacaás Novos (21.800 há) na margem esquerda do rio Pacaás Novos e  rio Negro-Ocaia (104.000 há) na margem do rio do mesmo nome, afluente do rio Pacaás Novos. Estes vivem sob o controle da FUNAI. Há um grupo sob o controle da diocese de Guajará Mirim, localizado em Sagarana, na margem do rio Guaporé.

    Karitianas : Ocupam uma reserva de 57.000 há próxima a cidade de Porto Velho. Seu contato com os brancos ocorreu a partir da Segunda metade do século XIX quando a região foi penetrada pelos seringueiros. 

    Tapari, Makurap e Jatobi : Vivem nos Postos Indígenas do Rio Branco e do Rio Guaporé, são poucos indivíduos remanescentes destas nações que tiveram próxima a extinção vítimas das ações hostis dos seringalistas. 

    Kaxacaris: Habitam a região limítrofe entre os municípios de Porto Velho e Lábrea/AM.

    Uru-Eu-Wau-Wau:  Grupo arredio em fase de contato com a FUNAI, habitam os municípios de Ariquemes e Guajará-Mirim. São provavelmente do grupo tupi.  
    Tubarão Latundé: Habitam a reserva do mesmo nome no município de Vilhena.

    Cinta Larga : Ocupam a área do Projeto Indígena do Roosevelt com 190.000 há, parte integrante da reserva do Parque Indígena do Aripuanã, localizada em terras dos Estados de Rondônia e Mato Grosso. 

    Suruis : Habitam os postos indígenas 7 de Setembro e Quatorze, no Município de Cacoal, a reserva indígena 7 de Setembro ocupa terras de Rondônia e Mato Grosso. Os Suruis foram atingidos pela construção da BR 364, ocorrendo a invasão de seus territórios pelos migrantes sulistas lhes ocasionando graves prejuízos.

    Gaviões : Ocupam uma reserva com área de 160.000 há já demarcada, suas aldeias situam-se às margens dos Igarapés Lourdes e Homônios, afluentes da margem direita do rio Ji-Paraná, próximo a cidade de Ji-Paraná.

             Em contato com o branco a mais de 40 anos, em transações comerciais e de trabalho com os seringalistas e admissão de missionários religiosos estrangeiros em suas aldeias. Atualmente mantêm contato com a população da cidade de Ji-Paraná, onde se abastecem no comércio local.

    Araras:   Ocupam a mesma reserva dos Gaviões, hoje em contato pacífico com o branco, após mais de cem anos de tenaz resistência. Os Araras se constituem no terror das missões religiosas que tentaram se estabelecer no vale do Ji-Paraná. Só em 1950, dizimados por doenças fizeram os primeiros contatos amigáveis com os seringalistas.

    Fonte:http://www.geocities.ws/rondonianaweb/indigenas_ro.htm

  • GABARITO: Letra D!


    Terra Indígena Karipuna, Localizada no estado de Rondônia, nos municípios de Porto Velho e Nova Mamoré, de 152.930 ha entre a leste o rio Jaci Paraná e Igarapé Fortaleza, rio São Francisco e rio Mutumparaná a oeste, homologada e registrada no CRI e na SPU, com 31 Karipuna de Rondônia (IBGE 2010).


    Fonte: https://brasil.antropos.org.uk/ethnic-profiles/profiles-k/230-139-karipun-de-rodonia.html

  • Em Guajará-Mirim é os Pakaás Novos.

    Em Porto Velho é os Karipunas.