SóProvas


ID
2593987
Banca
IBADE
Órgão
IPERON - RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Segundo o IBGE, com os últimos dados divulgados - 2015 - a lavoura permanente que teve a maior área colhida foi do seguinte produto:

Alternativas
Comentários
  • Letra D - CACAU

  • Porque o Cacou é nativo. 

  • GAB: D 

    Essa questão por eliminação já mata.

  • lembrei das drogas do sertão :P 

    Bons estudos a todos na Paz Do SenhorJesus!!!

  • Basta saber o clima e o solo de Rondônia



    Clima

    O cacaueiro é muito exigente em calor e umidade. A sua cultura, do ponto de vista econômico, só é recomendável, em regra geral, nas regiões cuja temperatura média anual esteja em torno de 23 a 25ºC e a média anual das temperaturas mínimas ao redor de 21ºC. Temperaturas inferiores a 15ºC são sempre perigosas para a cultura. Do ponto de vista de umidade, considera-se como limite mínimo uma precipitação anual de 1250 mm, bem distribuído, com um período de estiagem não superior a 2 meses, todavia, precipitações superiores a 5.000mm são consideradas indesejáveis, pois contribuem para o aparecimento de fungos nocivos à cultura.

    Da relação entre temperatura e chuva deve resultar um ambiente mais ou menos úmido, girando em torno de 80%, a média anual da umidade relativa, do ar.

    Essas condições o cacaueiro encontra nas regiões intertropicais, entre altitudes variáveis de 300 a 600 metros e nas proximidades da linha equatorial entre 0 e 150 metros. No Brasil, as culturas mais afastadas do Equador estão localizadas a 19º L.S. (latitude sul), no Estado do Espírito Santo, no Vale do Rio Doce e a 22º LS., no Estado do Rio de Janeiro.

    Solo

    O cacaueiro é uma planta que prefere solos profundos, porosos e frescos; daí a razão pela qual os terrenos de mata terem sido os preferidos para a implantação de sua cultura. Do ponto de vista químico, são considerados melhores os solos cujo subsolo se apresente um pouco mais argiloso que o solo superficial, uma vez que nas condições climáticas atrás referidas, as perdas dos elementos solúveis por infiltração são elevadas. Tais perdas devem ser compensadas principalmente pelas adubações.

    Quanto à acidez, o cacaueiro prefere os solos de pH próximo a 7; uma acidez até as proximidades de 5,5 parece não causar prejuízos consideráveis às plantas.

    Em relação à topografia tanto se cultiva o cacau nas meia-encostas como nos vales dos rios. Nestes últimos, contudo, a produção por área é maior, mais constante e menos dispendiosa.


    Letra d

  • Dificil alguém saber ou memorizar essas redações de Enem que o povo posta aqui (temos milhões de coisas pra memorizar). Quais as chances de uma pergunta sobre o PH útil do Cacau??

    Minha colaboração (resumidamente):

    Setor primário:

    a) Extração mineral: cassiterita (estanho), ouro, diamante, nióbio, quatzo e granito.

    b) Extração vegetal: borracha, madeiras, castanha-do-pará e cacau

    c) Agricultura: cereais, café, soja, arroz, milho, mandioca e feijão.

    d) Pecuária: bovinos de corte e de leite.

    Setor secundário:

    a) agroindústria (especialmente laticínios),

    b) indústria alimentícia,

    c) móveis.