SóProvas


ID
2593999
Banca
IBADE
Órgão
IPERON - RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O processo denominado de expansão da fronteira agrícola possui diferentes fases históricas de ocorrência. Atualmente, a expansão da fronteira agrícola promove diversas consequências, com maior ou menor impacto. Entre as alternativas a seguir, a que melhor apresenta a principal consequência da expansão da fronteira agrícola é:

Alternativas
Comentários
  • A principal consequência da expansão foi o desmatamento.

  • GAB: C

    Dec de 70- Colonização Agrícola

    Caracteristica: Imigrantes oriundos do Centro Sul do Brasil, Pequenos agricultores expulsos de suas regioes, ocupacão centrada no eixo BR-364.

     Principais Consequências :Crescimento Econômico e populacional, Ocupação desordenada,Desequilibrio ambiental, desmatamento e conflitos agrários.

    Fonte: Exercitophd

  • Principal consequência da expansão da fronteira agrícola a) Expansão agropecuária: o avanço das áreas agricultáveis e da provoca o avanço das atividades humanas sobre o meio natural, fazendo com que áreas inteiras de matas sejam substituídas por pastagens, campos agrícolas ou áreas rurais à espera de valorização financeira.

    b) Atividade mineradora: a prática da mineração também é um dos grandes fatores responsáveis pela devastação das florestas, pois áreas inteiras são devastadas para a instalação de equipamentos e atividades de exploração de reservas dos mais diversos minérios, tais como o ouro, a prata, a bauxita (alumínio), o ferro, o zinco e muitos outros.

    c) Maior demanda por recursos naturais: há, no mundo, um aumento exagerado do consumismo, com uma maior procura por matérias-primas e, consequentemente, por recursos naturais. Assim, os bens oferecidos pela natureza são explorados cada vez mais intensamente, com destaque para a madeira, o óleo de palma e demais elementos, que, quando retirados, provocam a destruição das florestas.

    d) Crescimento da urbanização: com o incremento da urbanização tanto no Brasil como no mundo, as áreas verdes localizadas tanto nas áreas ao redor das cidades quanto dentro dos limites urbanos são removidas para a construção de moradias, empreendimentos, prédios, indústrias e muitos outras formas de intervenção do homem sobre o seu espaço.

    e) aumento das queimadas: acidentais ou intencionais, as queimadas criminosas sobre áreas naturais vêm se alastrando, com frequentes notícias a respeito surgindo nos jornais e revistas. Em tempos de estiagem, a vegetação fica mais seca e o fogo alastra-se com maior facilidade, de forma que qualquer faísca, dependendo da localidade, pode provocar uma verdadeira catástrofe.

  • Fronteira agrícola é uma área, mais ou menos definida, que representa um avanço da produção agropecuária sobre o meio natural. Em outras palavras, podemos dizer que se trata de uma região ainda com mata nativa que sofre com a expansão de atividades agropecuárias.

    Assim, podemos dizer que a Fronteira Agrícola se apresenta como um complicado dilema para a sociedade. De um lado, temos a atividade humana se expandindo a fim de buscar novos territórios cultiváveis, o que contribui para a economia nacional. De outro, geralmente, grandes reservas florestais e áreas pouco povoadas que ainda conservam a vegetação nativa e o ecossistema local, o que contribui para a preservação do planeta.

    Resposta: C