SóProvas


ID
2594071
Banca
IBADE
Órgão
IPERON - RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um administrador de uma rede baseada em Linux deseja guardar no servidor os Scripts especiais para iniciar ou interromper módulos e programas diversos. Para isso, ele precisa guardar essas informações dentro do diretório:

Alternativas
Comentários
  • O diretório "/etc" concentra os arquivos de configuração do sistema, substituindo de certa forma o registro do Windows. A vantagem é que enquanto o registro é uma espécie de caixa preta, os scripts do diretório "/etc" são desenvolvidos justamente para facilitar a edição manual. Os arquivos recebem o nome dos programas seguidos geralmente da extensão .conf. Por exemplo, o arquivo de configuração do servidor DHCP (que pode ser configurado para atribuir endereços IP aos outros micros da rede) é o "/etc/dhcpd.conf", enquanto o do servidor FTP é o "/etc/proftpd.conf".

     

    http://www.hardware.com.br/dicas/linux-entendendo-arvore-diretorios.html

  • /srv→Dados de servidores e serviços em execução no computador ficam armazenados dentro desse diretório.

    /opt→Aplicativos adicionais, que não são essenciais para o sistema, terminam neste diretório

    /etcNo diretório /etc ficam arquivos de configuração que podem ser usados por todos os softwares, além de scripts especiais para iniciar ou interromper módulos e programas diversos. É no /etc que se encontra, por exemplo, o arquivo resolv.conf, com uma relação de servidores DNS que podem ser acessados pelo sistema, com os parâmetros necessários para isso.

    /lib→Neste ponto do sistema de arquivos ficam localizadas as bibliotecas usadas pelos comandos presentes em /bin e /sbin. Normalmente, os arquivos de bibliotecas começam com os prefixos ld ou lib e possuem "extensão" so.

    /home→No diretório /home ficam os arquivos pessoais, como documentos e fotografias, sempre dentro de pastas que levam o nome de cada usuário. Vale notar que o diretório pessoal do administrador não fica no mesmo local, e sim em /root

     

  • Apenas como curiosidade. O diretório /etc significa: “enviroment tables and

    controls”