SóProvas


ID
2594791
Banca
UFV
Órgão
UFV-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em cafezais depalperados, é possível revitalizar as plantas por meio de podas e do bom manejo das demais práticas culturais. Existem várias opções de poda que deverão ser utilizadas dependendo da situação em que se encontram as plantas na lavoura.


Tendo como foco a poda da planta de café, analise as afirmativas abaixo:


I. A recepa é uma prática de poda drástica que pode eliminar toda a parte aérea da planta e provocar morte superior a 80% das raízes.

II. O decote consiste em efetuar corte da haste principal em conjunto com corte acentuado de ramos ortotrópicos.

III. Esqueletamento é uma poda drástica que consiste no corte alto da haste principal como no de ramos plagiotrópicos.


Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • O Esqueletamento consiste no corte lateral dos ramos produtivos a uma distancia de 20-30 cm do tronco principal. O cafeeiro não apresenta produção de café no ano do corte, o que pode ser uma vantagem, pois não se gasta com colheita, e, no segundo ano após o corte, costuma apresentar altas produtividades que muitas vezes compensam o ano sem produção. Essa pode ser uma grande vantagem desse tipo de poda que, tornando-a economicamente viável ao reduzir os custos de colheita. 
    O esqueletamento deve ser feito associado a um corte superior (1,7- 2,0 m) para quebrar a dominância apical e estimular a brotação lateral. É uma modalidade de poda que exige muito da planta após o corte por isso uma nutrição adequada e cuidados com doenças, principalmente ferrugem, Phoma e Aschochyta são importantes.

    https://www.cafepoint.com.br/noticias/tecnicas-de-producao/tipos-de-podas-e-seu-uso-na-recuperacao-de-propriedades-cafeeiras-depauperadas-32892n.aspx

  • estudando o que são ramos ortotrópicos e plagiotrópicos neste link:

    https://procitropicos.org.br/articulo/artigo-efeitos-ortotropicos-e-plagiotropicos-em-plantas-em-portugues/

    já acertei a questão

  • só uma observação em relação a isso

    4.320; art. 103

    Parágrafo único. Os Restos a Pagar do exercício serão computados na receita extraorçamentária para compensar sua inclusão na despesa orçamentária.