-
LETRA B
8. Correio Eletrônico
8.1 Definição e finalidade
O correio eletrônico ("e-mail"), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.
8.2. Forma e Estrutura
Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial (v. 1.2 A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais).
-
tem um erro na palavra distância q n está determina, portanto n pode vim com crase
-
A repetição da palavra "oficiais" na ultima linha do texto, isso não é um erro ?
-
trem confuso, credo!
-
"Entretanto, isto não muda as regras de redação para mensagens oficiais, oficiais, requerimentos, entre outros."
Perceberam que está bem claro, conciso, preciso, coeso e objetivo a última parte do texto? Perfeitamente de acordo com as normas do Manual. (Ironia - figura de linguagem que consiste em dizer justamente o contrário do que se pretende expressar - já que não podemos treinar redação, que treinemos figuras de linguagem, pq essa questão aí.... santo daime).
"Não pare até que tenha terminado aquilo que começou". - Baltasar Gracián.
Bons estudos!
-
GABARITO: LETRA B
Definição e finalidade
A utilização do e-mail para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública. O termo e-mail pode ser empregado com três sentidos. Dependendo do contexto, pode significar gênero textual, endereço eletrônico ou sistema de transmissão de mensagem eletrônica.
Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício. Portanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.
Como endereço eletrônico utilizado pelos servidores públicos, o e-mail deve ser oficial, utilizando-se a extensão “.gov.br”, por exemplo.
Como sistema de transmissão de mensagens eletrônicas, por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos na administração pública.
Forma e estrutura
Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir padronização da mensagem comunicada. No entanto, devem-se observar algumas orientações quanto à sua estrutura.
FONTE: MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.