SóProvas


ID
2595463
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Nas áreas ribeirinhas aos cursos d’água, sob as formações ciliares, são encontrados diversos solos, os quais variam essencialmente em função do maior ou menor grau de hidromorfismo que acontece nestes terrenos ou pela ausência deste aspecto. Nas áreas onde há permanente encharcamento desenvolvem-se principalmente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Como são em áreas sob formações ciliares, espera-se um teor de matéria orgânica representativo sobre o solo.

     

    Organossolos: são solos constituídos por material orgânico, que apresentam horizonte hístico (solo com elevado teor de matéria orgânica), satisfazendo os seguintes critérios:
    a) 60 cm ou mais de espessura se 75 %  ou mais do material orgânico consiste de tecido vegetal na forma de restos de ramos finos, raízes finas, cascas de árvores, etc., excluindo as partes vivas;
    b) Saturação com água no máximo por 30 dias consecutivos por ano, durante o período mais chuvoso
    c) Saturação com água durante a maior parte do ano, na maioria dos anos, a menos que artificialmente drenados, apresentando horizonte hístico com características específicas (https://www.embrapa.br/solos/sibcs/classificacao-de-solos/ordens/organossolos).

     

    Gleissolos são solos constituídos por material mineral com horizonte glei iniciando-se dentro dos primeiros 150 cm da superfície do solo ou a profundidades entre 50 cm e 150 cm desde que imediatamente abaixo de horizonte A ou E, ou de horizonte hístico com espessura insuficiente para definir a classe dos Organossolos. (https://www.embrapa.br/solos/sibcs/classificacao-de-solos/ordens/gleissolos).

     

    Neosolos Quartzarênicos Hidromórficos: Solos com presença de lençol freático elevado durante grande parte do ano, na maioria dos anos, imperfeitamente ou mal drenados e apresentando um ou mais dos seguintes requisitos: a) Horizonte H hístico; b) Saturação com água permanente dentro de 50 cm da superfície do solo; c) Presença de lençol freático dentro de 150 cm da superfície do solo durante a época seca; d) Presença do lençol freático dentro de 50 cm de profundidade, durante algum tempo, na maioria dos anos, a menos que artificialmente drenados, e satisfazendo algumas condições específicas. (https://www.embrapa.br/solos/sibcs/classificacao-de-solos/ordens/neossolos/subordens/grandes-grupos).

     

    Neosolo Flúvico: Solos derivados de sedimentos aluviais com horizonte A assente sobre camada ou horizonte C e que apresentam caráter flúvico dentro de 150 cm de profundidade a partir da superfície do solo. Admitem um horizonte Bi com menos de 10 cm de espessura. Ausência de gleização expressiva dentro de 50 cm da superfície do solo (https://www.embrapa.br/solos/sibcs/classificacao-de-solos/ordens/neossolos/subordens).

     

    Cambissolos: Solos constituídos por material mineral com horizonte B incipiente subjacente a qualquer tipo de horizonte superficial (exceto hístico com 40 cm ou mais de espessura) ou horizonte A chernozêmico, quando o B incipiente apresentar argila de atividade alta e saturação por bases alta. Plintita e petroplintita, horizonte glei e horizonte vértico, se presentes, não satisfazem os requisitos para Plintossolos, Gleissolos e Vertissolos, respectivamente (https://www.embrapa.br/solos/sibcs/classificacao-de-solos/ordens/cambissolos).