SóProvas


ID
2595559
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Criminalística

Edmund Locard, nascido na França no ano de 1877, trabalhava como médico legista em Lyon, além de ter labutado por muitos anos com o professor e criminologista Alexandre Lacassagne. Em 1910, ele fundou um laboratório de pesquisas forenses, no qual notabilizou-se com a divulgação de uma teoria ou princípio que asseverava a ideia de que todo indivíduo ou objeto que adrentre a um local de crime acaba levando consigo parte daquele local e deixando alguma coisa nele quando parte. Esse princípio é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Conhecido também como o Sherlock Holmes da França, Locard formulou o princípio básico de ciência forense: "Todo contato deixa uma marca", que ficou conhecido como o princípio de Troca de Locard.

    GAB: C

  • (C)

    Edmond Locard (Saint-Chamond, 13 de dezembro de 1877 — Lyon, 4 de maio de 1966) foi um pioneiro da Ciência Forense, conhecido também como o Sherlock Holmes da França. Formulou o princípio básico de ciência forense: "Todo contato deixa uma marca", que ficou conhecido como o princípio de Troca de Locard. Como todo princípio, baseia-se em uma ideia simples, mas de grande profundidade.


    Locard estudou Medicina e Direito em Lyon, tornando-se o assistente de Alexandre Lacassagne, criminologista e professor. Em 1910 ele começou fundar seu próprio laboratório criminal.

    Ele produziu um monumental trabalho de sete volumes, chamado Traité de Criminalistique e, em 1918, descreveu doze pontos característicos para a identificação de impressões digitais. Edmond Locard continuou com a sua pesquisa até a sua morte, em 1966.

  • Nunca ouvi Falar!

  • Essa questão me parece mais afeta à Criminalística, no que tange a locais de crime, ou então a um tema específico de medicina legal, referente às perícias e peritos.

    Mesmo assim, consegui fazer a questão com base nas seguintes palavras e frases em destaque:

     

    Edmund Locard, nascido na França no ano de 1877, trabalhava como médico legista em Lyon, além de ter labutado por muitos anos com o professor e criminologista Alexandre Lacassagne. Em 1910, ele fundou um laboratório de pesquisas forenses, no qual notabilizou-se com a divulgação de uma teoria ou princípio que asseverava a ideia de que todo indivíduo ou objeto que adrentre a um local de crime acaba levando consigo parte daquele local e deixando alguma coisa nele quando parte. Esse princípio é conhecido como: 

     

    OBSERVAÇÕES:

    1) A questão fala de Locard. É mais provável que o princípio ou a teoria seja dele.

    2) A questão diz que ele notabilizou-se com a divulgação dessa teoria. Notabilizou-se, para mim, é se tornar notável, digno de recordação, de lembrança. Portanto, a divulgação desta teoria tornou Locard conhecido.

    3) Quando um objeto/pessoa entra num local de crime, deixa uma parte sua também leva consigo parte daquele local, me parece que há aí uma TROCA, e não apenas uma contaminação, pois contaminação pressupõe algo já contaminado, que passa a sua patologia para outro. Portanto, ambos os objetos (tanto o local como a pessoa que entra neste local) são contaminados reciprocamente.

    Assim, com base nessas divagações, marquei a assertiva PRINCÍPIO DA TROCA de LOCARD.

  • Princípio da Transferência ou Observação: “Todo contato deixa uma marca” - Em locais de crime nem sempre é fácil a detecção de vestígios, sem contar que em muitos casos os próprios autores produzem alterações consideráveis na cena, exatamente, para dificultar o trabalho do perito. Em alguns casos, esses vestígios só podem ser detectados através de análises microscópicas, ou, através de aparelhos de alta precisão. Mas, é preciso ter em mente que não pode haver uma ação que não deixe marcas de provas.

    Edmond Locard, em 1892, introduziu em seu trabalho intitulado "A investigação Criminal e os métodos ciêntíficos" a teoria: "através do contato entre dois itens, haverá uma permuta". 

  • As teorias das letras A,B e D são invenções do examinador.

    Com relação ao PRINCÍPIO DA TROCA DE LOCARD: Um dos princípios fundamentais da forense é o Princípio da Troca de Locard. De acordo com esse princípio, qualquer um, ou qualquer coisa, que entra em um local de crime leva consigo algo do local e deixa alguma coisa para trás quando parte. No mundo virtual dos computadores, o Princípio da Troca de Locard ainda é válido (ou pelo menos parte dele): onde quer que o intruso vá ele deixa rastros. Tais rastros podem ser extremamente difíceis ou praticamente impossíveis de serem identificados e seguidos, mas eles existem. Nesses casos, o processo de análise forense pode tornar-se extremamente complexo e demorado, necessitando do desenvolvimento de novas tecnologias para a procura de evidências. Toda e qualquer informação digital capaz de determinar que houve uma intrusão ou que provenha alguma ligação entre o invasor e a vítima ou entre a invasão e o atacante, poderá ser considerada como uma evidência. O investigador deve ser capaz de identificar as evidências através das informações previamente coletadas por ele. Fonte: https://www.gta.ufrj.br/grad/07_1/forense/reconhec...

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C

  • Assertiva C

    Princípio da Troca de Locard.

  • Nomes que se referem ao Princípio de Locard: Princípio da Observação (mais conhecido), Princípio da Transferência e Princípio da Troca de Locard.