SóProvas


ID
259561
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com Mey e Silveira (2009), os catálogos manuais podem ser divididos em externos ou internos. São catálogos internos ou catálogos auxiliares, exceto:

Alternativas
Comentários
  • "Os catálogos internos ou auxiliares são os materiais que dão  suporte as atividades dos catalogadores e demais profissionais da informação. Esses são indispensáveis ao controle do bibliotecário, nos quais permite uma padronização do trabalho. Podem ser divididos em: [...] catálogo de identidade;catálogos  de  assuntos; catálogos  dos números de classificação; catálogos de títulos; catálogo  decisório; catálogo topográfico; catálogo oficial e catálogo  de  registro [...]".

    BRUNA, D; ALVES, E. Catalogação: análise e parâmetros gerais da representação da informação. In: XIV Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da informação. 2011. Maranhão: UESPI, 2011. Disponível em: <http://rabci.org/rabci/sites/default/files/Cataloga%C3%A7%C3%A3o%20an%C3%A1lise%20e%20par%C3%A2metros%20gerais%20da%20representa%C3%A7%C3%A3o%20da%20informa%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em 08 Maio 2014.

  • Pelo jeito o gabarito esta errado.

    Segundo Mey e Silveira (2009) os catálogos externos são organizados alfabeticamente; catalogo-dicionario, catalogo dividido (catalogo de responsabilidade, catalogo de títulos, catalogo de assuntos), ou sistematicamente, catalogo sistemático. No caso a letra do gabarito possui um catalogo interno "catalogo de registro".Assim não há gabarito pra essa questão. Se eu estiver errado me avisem, pois quero entender a questão. 
  • Pelo que entendi a questão quer saber sobre os catálogos internos (uso do bibliotecário ). O gabarito é a letra D pq - catálogos divididos - é a unica alternativa que não faz parte do catálogo interno. Catálogo externo (p o público ) - Catálogo dicionário - Catálogo sistemático Catálogo interno (p o bibliotecário ) - Catálogo de identidade ou autoridade -Catálogo de assunto -Catálogo de classificação - Catálogo de título (série e uniforme) -Catálogo decisório -Catálogo topografico -Catálogo oficial -Catálogo dé registro
  • Por que a banca não colocou algo como  "a única alternativa que não apresenta catálogos internos é:" não é possível entender. Preferiu misturar catálogos internos com externo e perguntar de forma confusa...

  • A questão quer aquele que NAO é catalogo interno ou auxiliar. N tem resposta.

  • Segundo Mey e Silveira (2005, p. 195) os catálogos internos ou catálogos auxiliares são os que dão suporte as diferentes atividades dos catalogadores, demais bibliotecários e auxiliares.

    Eles abrangem:

    MEY, Eliane Serrão; SILVEIRA, Naira Christofoletti. Catalogação no Plural. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2009.

    O único catálogo que não aparece na lista é o catálogo dividido.

    Resposta: D

  • RESOLUÇÃO: São catálogos internos: catálogo de identidade, catálogo de assuntos, catálogo dos números de classificação, catálogo de classificação, catálogo de títulos, catálogo decisório, catálogo de registro, catálogo oficial e catálogo topográfico.

    Resposta: D

  • Catálogo dividido é um catálogo externo, segundo Mey e Silveira.

  • Conforme Mey & Silveira (2009, p. 188, 194):

    Os catálogos externos podem ser organizados:

    Alfabeticamente:

    • como um todo, com as entradas de responsabilidade, título e assunto intercaladas, denominado catálogo-dicionário;
    • com entradas de responsabilidade, título e assunto organizadas separadamente, cada uma formando um catálogo: catálogo de responsabilidades (ou de autores) catálogo de títulos e catálogo de assuntos; neste caso, chama-se catálogo dividido.

    Sistematicamente:

    • com entradas de assuntos organizados pelo número de classificação, o que exige um índice alfabético de assuntos que remeta ao número de classificação, e entradas de responsabilidade e/ou título organizadas alfabeticamente, em catálogo (s) separado (s).

    Os catálogos internos ou catálogos auxiliares são os que dão suporte às diferentes atividades dos catalogadores, demais bibliotecários e auxiliares. Esses catálogos são indispensáveis para o controle dos cabeçalhos, dos acervos e dos catálogos externos, permitindo a continuidade e padronização do trabalho, mesmo que haja mudança dos catalogadores. Os catálogos internos abrangem: catálogo de identidade (ou de autoridade de nomes); catálogo de assuntos (ou de autoridade de assuntos); catálogo de número de classificação; catálogos de títulos: títulos de séries e títulos uniformes; catálogo decisório; catálogo de registro; catálogo oficial e catálogo topográfico.

    Gab. D

    OBS.: A questão pede qual não faz parte do catálogo interno e o único é o catálogo dividido, pois ele faz parte do catálogo externo. Ou seja, apenas um catálogo está errado na letra D, tornando a questão errada, como pede o comando da mesma.

    MEY, Eliane Serrão Alves; SILVEIRA, Naira Christofoletti. Catalogação no plural. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2009.