SóProvas


ID
2595640
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considere que uma organização deseja criar um organograma para sua equipe técnica e para tal busca um modelo que reduza a possibilidade de conflitos entre superior e subordinado, sublime a autoridade e que ofereça também um visual suave. O modelo a ser utilizado para atender a demanda desta empresa é o:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : LETRA D 

     

      Organograma circular (ou radial), é usado quando se quer ressaltar o trabalho em grupo, não há a preocupação em representar a hierarquia. É o mais usado em instituições modernas ou do terceiro setor onde o se quer ressaltar a importância do trabalho em grupo. Esse tipo é aplicado principalmente em equipes de alto desempenho, como as das áreas acadêmicas de universidades e de hospitais 

     

    MACETE : organograma Radial → busca Reduzir conflitos.

    ------------------------------

    Modelo funcional :consiste em atribuir a cada unidade organizacional a responsabilidade por uma função a ser desenvolvida na organização, como, por exemplo, recursos humanos, finanças, marketing, operações, podendo haver agrupamento de funções em uma unidade, de acordo com o porte da organização

    ------------------------------

     Estrutura Matricial

    A estrutura matricial é utilizada normalmente para atender a projetos ou negócios que demandem equipes com pessoas que tenham vários perfis diferentes, funcionando temporariamente no caso dos projetos ou que possam trabalhar em várias áreas da empresa ao mesmo tempo.

    Administração Geral para Concursos (Rodrigo Rennó)

     

    ------------------------

     

     

  • Modelos de Organogramas

     

    1. Organograma Vertical, Clássico ou Funcional

    2. Organograma Horizontal

    3. Organograma Circular ou Radial - No organograma circular, a hierarquia é mais dividida e, apesar de se ter uma lógica das áreas que possuem mais responsabilidade (mais ao centro) para as que possuem menos (nas extremidades), se tenta ressaltar o trabalho em grupo e proximidade das áreas.

    4. Organograma Linear de Responsabilidade (OLR)

    5. Organograma Matricial

     

  • Alternativa: d. 

     

    Os tipos de organogramas mais comuns: 

     

    Clássico – este é o tipo de organograma mais popular. O modelo é construído em forma de retângulo e posicionado na vertical, apresenta como as hierarquias foram definidas e como elas e comunicam e relacionam.

    Horizontal – diferente do modelo acima, aqui o que muda é a posição do organograma, que apresenta as informações setorizadas, só que na horizontal.

    Informacional – o este é um tipo de organograma que apresenta, de forma minuciosa, um completo leque de informações relacionadas a determinado departamento ou âmbito da organização.

    Setorial – apresenta as informações organizadas e estruturadas conforme determinado setor da empresa. Pode mostrar os dados do setor financeiro; administrativo; de vendas ou marketing, por exemplo.

    Linear de Responsabilidade – como o nome sugere o organograma linear de responsabilidade apresenta a comunicação em linhas cruzadas, que podem, por exemplo, apresentar as funções ou atividades na empresa e indicar por meio de marcação, quais são os profissionais responsáveis por elas.

    Em barras – neste organograma em barras, cada coluna é elaborada dentro de um retângulo posicionado na vertical e conforme a hierarquia.  Assim, a barra maior é do presidente, seguida pela do diretor, gerente, supervisor, coordenador e por ai vai. Quanto maior a posição, maior a barra.

    Radial ou Circular – entre os tipos de organograma, este modelo é um pouco mais ousado e traz as informações setorizadas num gráfico circular, separado em cores específicas que descrevem cada área, cargo e função. Nele, os principais responsáveis pelas demandas ficam no centro e os demais ao redor deles. (resposta certa) 

    Matricial – organograma muito utilizado para apresentar as áreas da empresa que irão trabalhar juntas em determinado projeto e também muito usado por consultores para ilustrar as parte de um trabalho.

    Boa sorte e bons estudos!

  • Diferenciar o "Clássico" do "Horizontal" é de boa, mas qual a diferença deles para o "Setorial"? Ambos não representam setores? TKS

  • ALVO > D de "Dadinho é o car@3h&, meu nome é Zé Pequeno"


    Filhotes, familiarizem-se com essa imagem: (Organograma Radial ou Circular)

    https://organogramas1tc.webnode.pt/_files/200000001-0bee00ce98/organograma-02.jpg

  • Radial- Nunca nem vi

  • No organograma circular, também chamado de radial, o principal líder da organização fica posicionado no centro, “irradiando” sua influência aos demais arcos do gráfico. A partir dessa liderança central, a linha hierárquica vai se desdobrando às camadas externas do círculo.