SóProvas


ID
2597320
Banca
FEPESE
Órgão
CIDASC
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia os versos:


O meu cavalinho,

Ele já chegou.

E o dono da casa cumprimentou.


Tratam de uma cantoria que anuncia a chegada do cavalinho, um dos personagens de uma tradicional manifestação do folclore catarinense.


Assinale a alternativa que identifica esta manifestação.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA CORRETA: e).

    boi-de-mamão é uma expressiva manifestação folclórica que ocorre no estado de Santa Catarina, Brasil, sendo encenado principalmente na região litorânea. Com origem nas brincadeiras com o boi feitas nos Açores, tem seu primeiro registro com este nome em Santa Catarina datado de 1840. Inicialmente era chamado boi-de-pano.

    Trata-se de um auto em tom cômico, mas com um elemento central dramático: a morte e a ressurreição do boi. Apresenta elementos comuns com o bumba-meu-boi nordestino.

    Figurantes[editar | editar código-fonte]

    O boi-de-mamão inerentemente usa voluntários para protagonizarem o festejo, sendo que estes são postos sob as fantasias, que são feitas por uma armação de metal ou madeira e por pano. Entre as figuras que aparecem no boi-de-mamão estão: o boi, o proprietário do boi, a bernuncia e seu filhote, a maricota, o doutor, a viúva, o cavalinho, os outros bois, os corvos, podendo faltar algumas delas.

    O bernunça ou bernuncia é uma espécie de bicho-papão que engole tudo o que encontra pela frente.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Boi_de_mam%C3%A3o 

  • Também conhecido como bumba-meu-boi, boi-bumbá e boi-de-cara-preta, traz similaridades com o bumba-meu-boi nordestino. Representa um auto cômico com elemento central dramático – a morte e a ressurreição do boi.

    A encenação catarinense traz elementos mais alegres do que os apresentados no norte e nordeste brasileiros, além de remeter a outras atividades, como a dança do pau-de-fitas.

    Resposta: E