SóProvas


ID
2597497
Banca
FEPESE
Órgão
CIDASC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O Programa Nacional de Controle HigiênicoSanitário de Moluscos Bivalves (PNCMB), instituído pela Instrução Normativa Interministerial n° 7, de 8 de maio de 2012, foi elaborado para monitorar toda a produção do setor destinada ao consumo humano, como ostras, berbigões, vieiras e mexilhões.


O monitoramento de ..(1).. em moluscos bivalves será estabelecido por meio da estimativa da densidade média de ..(2).. em 100 gramas da parte comestível dos moluscos bivalves (NMP/100g), utilizando-se metodologia oficial tecnicamente amparada.

O monitoramento de ..(3).. em moluscos bivalves será estabelecido por meio da quantificação de ..(4).. em 1 quilograma (kg) da parte comestível dos moluscos bivalves, utilizando-se metodologia oficial tecnicamente amparada.


Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.

Alternativas
Comentários
  • Nossa! Participativo...
  • b

  • GABARITO: B

    INSTRUÇÃO NORMATIVA INTERMINISTERIAL Nº 7, DE 8 DE MAIO DE 2012

    Institui o Programa Nacional de Controle Higiênico-Sanitário de Moluscos Bivalves (PNCMB), estabelece os procedimentos para a sua execução e dá outras providências.

    CAPÍTULO I

    DO MONITORAMENTO DE MICRO-ORGANISMOS CONTAMINANTES EM MOLUSCOS BIVALVES

    Art. 2º - O monitoramento de micro-organismos contaminantes em moluscos bivalves será estabelecido por meio da estimativa da densidade média de Escherichia coli em 100 gramas da parte comestível dos moluscos bivalves (NMP/100g), utilizando-se metodologia oficial tecnicamente amparada.

    Parágrafo único - Para garantia da qualidade da matéria-prima, outros parâmetros amparados tecnicamente para o monitoramento microbiológico poderão ser estabelecidos pela CGSAP.

    CAPÍTULO II

    DO MONITORAMENTO DE BIOTOXINAS MARINHAS EM MOLUSCOS BIVALVES

    Art. 3º - O monitoramento de biotoxinas marinhas em moluscos bivalves será estabelecido por meio da quantificação de biotoxinas produzidas por microalgas marinhas em 1 quilograma (Kg) da parte comestível dos moluscos bivalves, utilizando-se metodologia oficial tecnicamente amparada.