SóProvas


ID
2597998
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Uma característica importante de bacias hidrográficas é o tempo de concentração em problemas envolvendo propagação de cheias. Pela diversidade dos parâmetros associados às bacias hidrográficas, várias equações empíricas foram desenvolvidas para estabelecimento do tempo de concentração. Neste sentido, o tempo de concentração de uma bacia é:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

     

  • Há duas definições básicas de tempo de concentração:

    Tempo de concentração é o tempo em que leva para que toda a bacia considerada contribua para o escoamento superficial na seção estudada;

    O tempo de concentração é o tempo que leva uma gota de água mais distante até o trecho considerado na bacia.

  • Existem três fórmulas para o cálculo do tempo de concentração de uma bacia: Kirpich, Dooge e Onda Cinemática.

    As duas primeiras, de maneira resumida, levam o comprimento da bacia ou a área dividido pela declividade. Existem algumas peculiaridades ,mas resumindo é isso.

  • ~> Tempo de concentração: o tempo necessário para que toda a área da bacia contribua para o escoamento superficial na seção de saída.

     

     

                  -> São fatores que influenciam no tempo de concentração: a área da bacia; a declividade média do rio principal; a declividade média da bacia; a cobertura vegetal; o comprimento e declividade dos afluentes; a rugosidade do canal, a forma da bacia, etc.

     

     

    -> Pico de vazão: o comportamento hidrológico das bacias hidrográficas apresenta modificações, ao longo do tempo, devido, entre outras causas, às mudanças de padrão de uso da terra. Considere uma área de vegetação original de grande porte que foi desmatada e urbanizada, um impacto hidrológico é pico de vazão.

     

    -> Período de retorno: é uma grandeza utilizada para projetos de saneamento, de estrutura, prediais, entre outros. Além disso, por definição, o tempo ou período de retorno  corresponde ao intervalo médio entre ocorrências sucessivas de um mesmo evento durante um período de tempo indefinidamente longo. Corresponde ao inverso da probabilidade de ocorrência do evento no período de um ano.

     

     ~> quanto maior o período de retorno, menor o risco de inundação (evento).