-
a)a coagulação por varredura com formação de hidróxidos metálicos que não se precipitam. ERRADO
A coagulação é o emprego de sais de alumínio e ferro. Na coagulação por varredura utilizam-se dosagens destes produtos em associação com valores de pH e condições de mistura rápida que propiciem formação de hidróxido dos metais citados.
b)a coagulação por adsorção precedida da etapa de floculação e sedimentação.ERRADO
c)a coagulação por varredura precedida da etapa de floculação e sedimentação. ERRADO
a sedimentacao nao precede a coagulacao.
O melhor metodo para a filtracao direta é o de adsorcao e netraulização de cargas. Não tem a necessidade de producao de flocos, mas sim de particulas desestabilizadas que serão retidas no meio granular. A filtracao direta pode ser ascendente ou descendente
-
COAGULAÇÃO
-Por adsorção: Gera flocos pequenos, bem propício para ciclos de tratamento que não tem a sedimentação, também chamado de filtração direta.
-Por varredura: Gera flocos maiores, como o próprio nome sugere, coloca-se o produto químico que irá "varrer" as partículas. Não sendo conveniente usar em ciclos de filtração direta, pois irá entupir os filtros.
-
adsorção
o material adsorvente funciona como uma cola, provocando adesão das moleculas em seu proprio corpo
como uma fita crepe
-
A coagulação é o processo de desestabilização das partículas coloidais de modo que o crescimento da partícula possa ocorrer em consequência das colisões entre partículas (Metcalf & Eddy, 2003). Os coagulantes comumente utilizados são os sulfatos de alumino e os sulfatos de ferro. Dentre os mecanismos de coagulação, pode-se citar o de varredura e o de adsorsão/neutralização de cargas.
O mecanismo de varredura é utilizado para tecnologias convencionais, ou de ciclo completo, que incluem as seguintes etapas de tratamento: coagulação, floculação, decantação e filtração. Os flocos formados no mecanismo de coagulação por varredura deverão apresentar densidade suficiente para permitir sua deposição nos decantadores.
Já o mecanismo de adsorção/neutralização de cargas é utilizado em tecnologias de tratamento simplificadas, como, por exemplo, a filtração direta, na qual a água é coagulada e depois filtrada. Nesse mecanismo, ocorre a neutralização das cargas das partículas presentes na água bruta, não havendo necessidade de se formar flocos grandes e sim de desestabilizar as partículas para que estas sejam mais eficientemente retidas nos filtros. Assim, as dosagens de coagulante utilizadas tendem a ser inferiores às necessárias no mecanismo de coagulação por varredura.