SóProvas


ID
2598211
Banca
Marinha
Órgão
Comando do 2º Distrito Naval
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Marítimo

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo.


Reposicionar os efetivos das três Forças é uma diretriz da Estratégia Nacional de Defesa. As principais unidades do Exército estacionam no _____________ e no _______________ do Brasil, e a esquadra da Marinha concentra-se na cidade _____________ .

Alternativas
Comentários
  • 8.Reposicionar os efetivos das três Forças.

    As principais unidades do Exército estacionam no Sudeste e no Sul do Brasil. A esquadra da Marinha concentra-se na cidade do Rio de Janeiro. As instalações tecnológicas da Força Aérea estão quase todas localizadas em São José dos Campos, em São Paulo. As preocupações mais agudas de defesa estão, porém, no Norte, no Oeste e no Atlântico Sul. 

    Sem desconsiderar a necessidade de defender as maiores concentrações demográficas e os maiores centros industriais do País, a Marinha deverá estar mais presente na região da foz do Amazonas e nas grandes bacias fluviais do Amazonas e do Paraguai-Paraná. O Exército deverá posicionar suas reservas estratégicas no centro do País, de onde poderão se deslocar em qualquer direção. Deverá também o Exército agrupar suas reservas regionais nas respectivas áreas, para possibilitar a resposta imediata na crise ou no conflito armado. 

    Pelas mesmas razões que exigem a formação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, os Distritos Navais ou Comandos de Área das três Forças terão suas áreas de jurisdição coincidentes, ressalvados impedimentos decorrentes de circunstâncias locais ou específicas. Os oficiais-generais que comandarem, por conta de suas respectivas Forças, um Distrito Naval ou Comando de Área, reunir-se-ão regularmente, acompanhados de seus principais assessores, para assegurar a unidade operacional das três Forças naquela área. Em cada área deverá ser estruturado um Estado-Maior Conjunto, que será ativado para realizar e atualizar, desde o tempo de paz, os planejamentos operacionais da área.

    Fonte: DECRETO Nº 6.703, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2008.