SóProvas


ID
2598841
Banca
FUNDATEC
Órgão
DPE-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A certificação digital é utilizada para garantir, de forma eletrônica, a autoria de determinado documento, como por exemplo, o perito responsável por determinado laudo. Um dos componentes da certificação digital é a utilização de criptografia. Diante do exposto, é correto afirmar que, para verificar a assinatura digital de um perito em relação a um laudo pericial emitido por ele, a primeira etapa é a aplicação:

Alternativas
Comentários
  • GABA ..  B

  • Na criptografia de chave pública duas chaves diferentes são usadas para criptografar e descriptografar informações. A chave privada é uma chave conhecida apenas por seu proprietário, enquanto a chave pública pode ser disponibilizada a outras entidades na rede.

    As duas chaves são diferentes, mas têm funções complementares. Por exemplo, a chave pública de um usuário pode ser disponibilizadas outras pessoas ou organizações.  Informações criptografadas com a chave pública só podem ser descriptografadas usando a chave privada correspondente do conjunto que permanece com seu proprietário, o destinatário da mensagem e virse versa.

    Então, "para verificar a assinatura digital de um perito em relação a um laudo pericial emitido por ele" precisaria da chave publica, que previamente teria ele que disponibilizar. 

    Gab. B

  • Letra (B).

     

    Chave Privada/Pessoal = quando trancamos o trinco da porta de casa ao sair.

    Chave Pública = aquela giradinha na maçanete para verificar se o trinco realmente trancou a porta.

     

    At.te, CW.

  • Diante do exposto, é correto afirmar que, para verificar a assinatura digital de um perito em relação a um laudo pericial emitido por ele, a primeira etapa é a aplicação:

     

    Pelo pouco que entendo para assinatura digital usamos a chave privada.

    E para criptografia usamos a chave pública da autoridade certificadora

     

    Alguém dê uma luz aeee (hahahah)

  • Gabarito Letra B

     

    Certificado Digital (destinatário)

    Chave pública do destinatário => Criptografa

    Chave privada do destinatário => Descriptografa

     

    Assinatura Digital (remetente)

    Chave privada do remetente => Assina

    Chave pública do remetente => Valida / Verifica

     

  • Como eu aprendi isso de chave pública ou privada?
    Simples. 


    Pensem, do que adiantaria ter um bagulho PÚBLICO se a chave é PRIVADA? 


    Exemplo: você precisa de uma chave pra ir na praia? Não, porque a praia é pública, você não sai por aí com seu chaveiro da hello kitty e entra em uma praia pela porta. Mas, agora, você quer entrar na sua casa...eu espero, que você não more no meio da rua, que sua casa tenha uma porta e que não seja aberta ao público...logo, ela é...privada, você precisa de uma chave pra entrar em algo privado, correto? Mas essa chave, se um bandido pegar, ele pode usar pra entrar na sua casa, né? Então essa chave SERVE para o público. Por isso...chave pública aql. 

    Só com isso, metade as questões de criptografia ficam mais de boas. 

  • GAB: B

    Se eu preciso conferir a autenticidade da assinatura de outra pessoa, a chave deve ser pública.

  • O perito criptografou com a chave privada dele para garantir a autenticidade (para as pessoas saberem que realmente foi ele quem emitiu o laudo). Para confirmar tal autenticidade, deve ser utilizada a chave pública do perito.

    Letra B

    ps. se o perito tivesse usado a chave pública dele, ninguem poderia ter acesso à informação, pois apenas a chave privada dele descriptografaria.

    Quando fechado com chave pública, apenas a chave privada correspondente pode abrir. (Garantindo a confidencialidade)

    Quando fechado com chave privada, a chave pública é usada para o reconhecimento do remetente. (Garantindo a AUTENTICIDADE)

    Fonte: Professor Pablo Leonardo: https://www.youtube.com/watch?v=qfLrhJH1YJY

     

  • No certificado digital a chave pública é do proprietário do certificado, e a assinatura digital da autoridade certificadora que validou o certificado.

  • ASSINATURA DIGITAL

    Se for ASSINAR => usa CHAVE PRIVADA do remetente          

    Se for VALIDAR / VERIFICAR => usa CHAVE PÚBLICA do remetente

    .

  • a palavra chave: autoria

    se o perito quiser garantir autenticidade tem que criptografar o laudo com sua chave privada. assim, so com sua chave publica será possivel decriptografar o laudo e todos terão certeza que é de autoria dele

     

    --> outra possibilidade que ocorre na prática: 

    -CONFIDENCIALIDADE: se alguém quiser responder ao laudo do perito de forma confidencial pode criptografar a resposta com a chave publica do mesmo. assim somente o perito com a sua chave privada poderá decriptografar e ler a mensagem 

    --> porque não é a A): porque só o proprio perito tem a chave privada. não faz sentido o perito criptografar com sua chave publica, pois não dá acesso a terceiros, mas só ao proprio perito que fica com a chave privada

  • Caramba Bruno Lima, explicação objetiva e clarissima, meus parabéns
  • A assinatura digital utiliza uma chave pública de quem envia para sua garantia, ou seja, verfica a origem.

  • Gab: letra B


    Questão: ...para verificar a assinatura digital de um perito em relação a um laudo pericial emitido por ele, a primeira etapa é a aplicação:


    Na assinatura digital:

    para assinar > usa-se chave PRIVADA

    para validar/verificar > usa-se chave PÚBLICA

  • Não consegui entender o gabarito, visto que são estes os passos para verificar a Ass. Digital:

    1 - Aplica-se o algoritmo de hash sobre o conteúdo da mensagem recebida, obtendo-se um resumo do documento.

    2 - Aplica-se a chave pública no resumo recebido, obtendo o resumo decodificado.


    Assim, parece-me que a alternativa "E" seria a correta.

  • Diante do exposto, é correto afirmar que, para verificar a assinatura digital de um perito em relação a um laudo pericial emitido por ele, a primeira etapa é a aplicação:

    CONTE UMA HISTORINHA PARA SEU CÉREBRO!!!!

     

    (PARA ASSINAR ASSINO PRIVADO 

    PARA VOCÊ LER O ASSINADO TERÁ QUE LER PÚBLICO)

     

     

    PARA ELE FAZER : CHAVE PRIVADA

    PARA EU LER : CHAVE PÚBLICA

  • GABARITO LETRA B

    Na assinatura digital, usa-se a chave assimetrica

    Chave privada---> assina

    Chave publica---> confirma

  • DOCUMENTO É CODIFICADO COM A CHAVE PRIVADA DO PERITO E DECODIFICADA COM A CHAVE PÚBLICA DO MESMO.

    DESSA FORMA MANTEMOS A AUTENTICIDADE E INTEGRIDADE, FOI REALMENTE O PERITO QUEM ASSINOU O DOCUMENTO. (NÃO REPUDIO ESTÁ ASSOCIADO)

  • Chave pública né irmão, como que tu vai certificar um SIGILO com a senha? kkkk

  • Função de resumo ( Hash)

    Uma função de resumo é um método criptográfico que, quando aplicado sobre uma informação, independente do tamanho que ela tenha, gera um resultado único e de tamanho fixo, chamado hash . Você pode utilizar hash para:

    • verificar a integridade de um arquivo armazenado em seu computador ou em seus backups;

    • verificar a integridade de um arquivo obtido da Internet (alguns sites, além do arquivo em si, também disponibilizam o hash correspondente, para que você possa verificar se o arquivo foi corretamente transmitido e gravado);

    • gerar assinaturas digitais, como descrito.

    Para verificar a integridade de um arquivo, por exemplo, você pode calcular o hash dele e, quando julgar necessário, gerar novamente este valor. Se os dois hashes forem iguais então você pode concluir que o arquivo não foi alterado. Caso contrário, este pode ser um forte indício de que o arquivo esteja corrompido ou que foi modificado. Exemplos de métodos de hash são: SHA-1, SHA-256 e MD5

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    (a) Errado. Para verificar a assinatura digital do perito, eu não posso utilizar sua chave privada porque somente ele tem acesso a ela;

    (b) Correto. Para verificar a assinatura digital do perito, utiliza-se a chave pública dele correspondente à chave privada, de modo que seja possível identificá-lo inequivocamente;

    (c) Errado. Não se utiliza criptografia simétrica na certificação digital;

    (d) Errado. Algoritmo de Hash é apenas o algoritmo utilizado no processo de assinatura digital e não é capaz de verificar a assinatura do perito – e não existe algoritmo de hash simétrico;

    (e) Errado. Algoritmo de Hash é apenas o algoritmo utilizado no processo de assinatura digital e não é capaz de verificar a assinatura do perito – e não existe algoritmo de hash assimétrico; 

     Letra B