SóProvas


ID
2599630
Banca
PUC-PR
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Nas Políticas e Práticas de Treinamento e Desenvolvimento, um dos maiores desafios dos gestores é garantir o retorno do investimento realizado, afinal, torna-se comum a percepção de que os resultados obtidos geralmente estão abaixo do esperado. Sendo assim, o cálculo do Retorno sobre o Investimento de Treinamento e Desenvolvimento (ROI) requer um processo extremamente cuidadoso, principalmente quanto às competências pessoais. Analise as opções e escolha a mais completa na garantia de um cálculo seguro e adequado do ROI.

Alternativas
Comentários
  • a) O método mais seguro do ROI é atrelar o desenvolvimento de uma competência pessoal a metas individuais bem definidas, deixando que o próprio indivíduo busque as soluções para seu aprimoramento, tendo em vista que ele é o maior responsável pela sua carreira. 

    b) O ROI de Treinamento e Desenvolvimento torna-se eficiente quando os líderes traçam metas genéricas que geram aos colaboradores aprimoramento de diversas competências ao mesmo tempo. Assim, o cálculo realizado permite deduzir o maior número de resultados obtidos por toda a equipe X gastos dos treinamentos ofertados. 

    c) O Cálculo do ROI de Treinamento e Desenvolvimento de Competências Pessoais torna-se inconsistente por se tratar de algo intangível, cuja mensuração é impossível. Sendo assim, a área só poderá gerar uma estimativa pouco efetiva a respeito do valor mais próximo.

    d) Deve-se realizar um diagnóstico sobre o nível de graduação de uma competência a ser aprimorada, bem como levantar os custos dos cursos, as horas não trabalhadas para a realização dos cursos e analisar posteriormente os resultados obtidos no desempenho do indivíduo, da equipe e da organização. - Gabarito

  • Deve-se realizar um diagnóstico sobre o nível de graduação de uma competência a ser aprimorada, bem como levantar os custos dos cursos, as horas não trabalhadas para a realização dos cursos e analisar posteriormente os resultados obtidos no desempenho do indivíduo, da equipe e da organização. Questão D.

    O ROI é considerado o processo mais eficaz para medir o resultado do investimento em treinamento. Estrategicamente podemos ter dois procedimentos ao utilizar o ROI: utilizá-lo para medir todas as atividades de treinamento ou somente para medir alguns programas selecionados, por serem mais importantes ou por receberem maior investimento. A primeira providência para se calcular o ROI é fazer um levantamento dos custos. Para tanto, a empresa deve ter um plano de contas e, sempre que possível, um programa informatizado que facilite a coleta de dados e informações sobre os custos do treinamento. Aqui, também, podemos ter dois procedimentos: O primeiro é levantar todos os custos diretos e indiretos que estejam relacionados com as atividades de treinamento. Nesse caso, será relativamente fácil obter os dados na “contabilidade”, quando a empresa é organizada por “centros de custo”. É possível chegar a detalhes calculando, por exemplo, as horas “não trabalhadas” dos treinandos, os salários dos profissionais de RH/T&D e todas os outros custos da área – total ou rateado.

     

    Pelo ROI Se a intenção da empresas for realmente avaliar o retorno do investimento, o melhor recurso é o ROI, mesmo havendo dificuldade para identificar, com maior precisão, o que gerou os resultados. Marcos Antônio L. de Oliveira (2) comentando sobre a exatidão da medição, diz o seguinte:  “Nem sempre a precisão é essencial. É melhor ter alguma medição, mesmo não tão precisa, do que não ter nenhuma”.

  • O retorno sobre investimento (ROI) avalia os custos empregados na capacitação e os resultados alcançados a partir dela.