Talvez, a longo prazo, nada nos retire tanta capacidade como as feridas emocionais.
Podemos considerar feridas emocionais, todas as memórias que fazem disparar as mesmas emoções ou emoções equivalentes às que experienciamos no momento dos acontecimentos negativos e arrebatadores.
É como uma tatuagem interna, que se faz sentir cada vez que um gatilho externo nos relembra o acontecimento indesejado, e nos altera o nosso estado de espirito, provocando dor emocional e grande incómodo.
é uma técnica de desenvolvimento no cargo, voltada para curto prazo.
o objetivo do coaching é apoiar a pessoa para que ela atinja resultados, através de mudança no seu comportamento,
atitudes, reações, mudando a sua mentalidade, adquirindo inteligência emocional para lidar com as vicissitudes com resiliência,
motivação, sabedoria, paz interior, a fim de agregar valor, aumentar a performance e apresentando resultados melhores
para a organização, evitando conflitos interpessoais; afinal, mude seus pensamentos e mudará seu mundo.
Aproveitando o ensejo, segue uma redação para não perder a prática:
A sociedade moderna apresenta características marcantes: o imediatismo e a dificuldade em lidar com frustrações. Nesse contexto, é importante resgatar virtudes para nos tornarmos pessoas mais sensatas e resilientes, evitando diversos males.
Cresce no Brasil o número de pessoas que precisam de tratamento com medicação para tratar diversos problemas psíquicos - consoante divulgado no Jornal da Cultura. Isso, em muitos casos, está relacionado às frustrações e às decepções que vão se acumulando ao longo da vida. Quando os indivíduos não encontram forças para vencer as dificuldades, muitos recorrem às drogas; outros, porém, buscam terapias alternativas ou encontram conforto espiritual em uma religião.
Não obstante, o imediatismo é um fator que pode acarretar frustrações e revoltas. Sabe-se que a publicidade estimula a felicidade imediata, fomentando uma busca desenfreada por ela a todo custo. Desse modo, as pessoas não respeitam o tempo, o trabalho e a perseverança necessária para que as coisas aconteçam. Então, quando as expectativas criadas não são alcançadas, o indivíduo fica insatisfeito e acaba frustrado – o que ocasiona distúrbios psicológicos.
Com efeito, é preciso resgatar a resiliência: a capacidade do indivíduo para lidar com os problemas, adaptar-se às mudanças, superar os obstáculos e resistir à pressão de situações adversas. Tal virtude ajuda a evitar problemas emocionais, por orientar o ser humano a encontrar soluções ponderadas para enfrentar as vicissitudes que a vida nos impõe.
Evidencia-se, portanto, a importância de cultivar virtudes como a resiliência, para que os males da modernidade - como o imediatismo e a dificuldade em lidar com frustrações - não se tornem distúrbios psicológicos que impeçam as pessoas de viver com harmonia.