- ID
- 2599873
- Banca
- UFSM
- Órgão
- UFSM
- Ano
- 2017
- Provas
- Disciplina
- Engenharia Agronômica (Agronomia)
- Assuntos
A compreensão do efeito das variáveis meteorológicas sobre o conforto térmico dos animais é uma das maiores preocupações para o dimensionamento de instalações que propiciem condições ambientais satisfatórias, visando ao máximo potencial produtivo.
Nesse contexto, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.
( ) O ambiente térmico engloba os efeitos da radiação solar, da temperatura do ar, da umidade relativa do ar e da velocidade do vento. A combinação da temperatura do ar com a umidade relativa do ar é a principal condicionante para conforto térmico dos animais, pois compromete a manutenção da homeotermia, considerada uma função vital alcançada por meio de processos sensíveis e latentes de perda de calor.
( ) A faixa de temperatura ambiental, em que o animal mantém praticamente constante a temperatura corporal, com o mínimo esforço dos mecanismos termorregulatórios, é denominada de Zona de Conforto Térmico (ZCT). A ZCT é em média 30% menor para animais recém-nascidos em comparação aos animais adultos.
( ) Para predizer o conforto térmico, o Índice de Temperatura e Umidade (ITU) é calculado a partir da temperatura do bulbo seco (Tbs) e da temperatura do bulbo úmido (Tbu) ou da umidade relativa do ar (UR). Portanto, para uma mesma temperatura de 31°C, se a UR aumentar de 50 para 80%, o ITU reduzirá de 84 para 79.
A sequência correta é