SóProvas


ID
2599885
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A determinação da quantidade de água para a irrigação é um dos principais parâmetros para o correto planejamento, dimensionamento e manejo de qualquersistema de irrigação.


Com relação a esta temática, considere as afirmativas a seguir.


I → Os valores de coeficiente de cultivo (Kc) estão diretamente relacionados com a evolução do ciclo de desenvolvimento das culturas e com a sensibilidade das culturas ao déficit hídrico. Assim, para uma mesma fase do ciclo de desenvolvimento (inicial ou média ou final), os valores de Kc são maiores para a cultura da soja em comparação com as culturas do milho e do feijão, nessa ordem.

II → O método mundialmente recomendado para a estimativa da evapotranspiração de referência é o Hargreaves Samani, considerado como padrão, por considerar um elevado número de variáveis meteorológicas e parâmetros de resistência de superfície e de resistência aerodinâmica da cultura de referência.

III → A frequência de irrigação requerida por uma cultura depende da disponibilidade de água no solo. Para determinar em laboratório a água retida na capacidade de campo e no ponto de murcha permanente, deve-se coletar, na camada de exploração do sistema radiculardas plantas, amostras indeformadas e deformadas de solo, respectivamente.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • A frequência de irrigação requerida por uma cultura depende da disponibilidade de água no solo. Para determinar em laboratório a água retida na capacidade de campo e no ponto de murcha permanente, deve-se coletar, na camada de exploração do sistema radiculardas plantas, amostras indeformadas e deformadas de solo, respectivamente.

    letra c

  • Apesar dos valores de Kc serem bem próximos para as culturas supracitadas, é importante destacar que a exigência hídrica de gramíneas são maiores que a de leguminosas, independente da fase de desenvolvimento. Percebemos que o sistema radicular é muito mais profundo que o das culturas apresentadas.

    Quanto ao método para estimar ETo o mais uilizado é o Penman-Monteith. Foi aderido mundialmente como o método-padrão para estimar ETo, porque se aproxima da evapotranspiração do padrão grama nos locais avaliados e apresenta superioridade em relação aos outros métodos.

    O método é baseado em processos físicos e, explicitamente, incorpora os parâmetros fisiológicos e aerodinâmicos. 

    A equação de Hargreaves e Samani é usada como alternativa para a estimativa da evapotranspiração, quando somente os dados de temperatura do ar são disponíveis nas estações meteorológicas.