SóProvas


ID
2599900
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A drenagem consiste na remoção do excesso de água e sais do solo, com finalidade de criar condições de boa aeração e controle de salinidade que favoreçam o crescimento e o desenvolvimento das culturas.


Sobre essa prática, considere as afirmativas a seguir.


I → Dentre as características do solo importantes para um projeto de drenagem, destacam-se a condutividade hidráulica e a porosidade drenável. A condutividade hidráulica pode ser determinada através de métodos de laboratório e de campo. No laboratório são utilizados permeâmetros de carga variável, chamados de permeâmetro Guelph. A porosidade drenável pode ser estimada a partir da microporosidade do solo (%) e do teor volumétrico de água no solo à tensão de 6 KPa (%).

II → Os valores de coeficiente de escoamento superficial estão relacionados com a cobertura vegetal, com a declividade do terreno e com o tipo de solo (textura). Para uma mesma situação de cobertura vegetal e de declividade do terreno, o coeficiente de escoamento superficial é maior para solos argilosos em comparação com solos francos e solos arenosos, nessa ordem.

III → Na drenagem subterrânea, para o estabelecimento do espaçamento entre os drenos, que no geral varia entre 1,0 e 3,0 m, deve-se considerar a profundidade da camada impermeável, a profundidade do sistema radicular da cultura e a cota do ponto de descarga da área a ser drenada.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • A permeabilidade do solo influi diretamente na capacidade de infiltração, ou seja, quanto mais permeável for o solo, maior será a quantidade de água que ele pode absorver, diminuindo assim a ocorrência de excesso de precipitação. 

    Logo, solos argilosos são mais propensos ao escoamento superficial.

    Apenas II está correta.