-
Vamos lá!
A batata-doce é uma dicotiledônea, pertencente à família Convolvulácea cujo órgão de armazenamento é classificado como raíz tuberosa e é a parte comestível da planta. É uma espécie hexaplóide (2n=6=90), apresentando auto-incompatibilidade (Hernandez e Miller 1964; Wang 1964) e também incompatibilidade cruzada entre cultivares, o que dificulta os trabalhos de melhoramento genético. Devido ao seu alto grau de heterozigose, as progênies obtidas por via sexual diferem geneticamente das linhagens parentais já na 1a geração (Jones e Duker 1982).
Originária da América do Sul, a batata (Solanum tuberosum L.) está disseminada na maioria dos países do mundo; pertence à família das solanáceas, assim como o tomate, pimentão, berinjela e fumo e, caracteriza-se pela formação de caule subterrâneo intumescido, onde se acumulam reservas, denominado tubérculo (parte comestível).
O inhame, planta tropical de folhas largas e espatas brancas utilizada como alimento. A parte comestível é formada por um ou mais caules grossos subterrâneos, chamados cormos, que lembram os bulbos dos gladíolos. A casca dos cormos apresenta cores variáveis, conforme a espécie. Encerra uma grande quantidade de água, sendo o restante do conteúdo constituído principalmente por amidos e açúcares. Essas raízes grossas constituem uma safra importante em muitos países tropicais.m. Planta asparagínea, de raiz farinhenta e folhas cordiformes.
A cenoura cujo nome científico é Dacus carota, é um vegetal pertencente à família Apiaceae, da qual estão inclusas mais de 3000 espécies, entre elas a salsa, o aipo, o coentro e ate mesmo espécies de plantas altamente tóxicas como a cicuta. Nativa da Europa e da Ásia, a cenoura é cultivada em várias regiões do mundo e tende a se adaptar melhor em climas amenos, onde a temperatura esteja em torno de 10 a 15 graus Celsius, que é a condição climática ideal para que haja um crescimento saudável das raízes (parte comestível da cenoura).
Bons Estudos!
-
Todos crescem debaixo da terra e possuem algum órgão de reserva que se desenvolve e dá origem a saborosos alimentos. A principal distinção é que o tal órgão aumenta de tamanho em lugares diferentes em cada um desses grupos. Plantas como a cenoura, a mandioca, o rabanete e a batata-doce têm uma raiz principal muito mais desenvolvida. Em uma segunda categoria estão as espécies que acumulam energia em caules modificados.
É o caso de tubérculos como o cará e a batata, em queo órgão de reserva cresce em saliências do caule e em geral apresenta forma oval, de rizomas como o gengibre, que se origina de ramificações mais horizontais, e de bulbos como a cebola e o alho, em que o órgão é cônico e nasce no talo do caule. Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-a-diferenca-entre-raiz-tuberculo-e-bulbo
-
Batata doce (Ipomoea batatas) - Trata-se uma dicotiledônea, pertencente à família Convolvulácea cujo órgão de armazenamento é classificado como raiz tuberosa e é a parte comestível da planta;
Batata inglesa (Solanum tuberosum) - Trata-se de uma espécie herbácea, anual. Os tubérculos são porções de caules subterrâneos transformados;
Inhame (Dioscorea spp.) - Trata-se de uma planta tropical de folhas largas e espatas brancas utilizada como alimento. A parte comestível é formada por um ou mais caules grossos subterrâneos, chamados cormos, que lembram os bulbos dos gladíolos. A casca dos cormos apresenta cores variáveis, conforme a espécie;
Cenoura (Daucus carota) - Trata-se de um vegetal pertencente à família Apiaceae, da qual estão inclusas mais de 3000 espécies, entre elas a salsa, o aipo, o coentro e até mesmo espécies de plantas altamente tóxicas como a cicuta. A cenoura é cultivada em várias regiões do mundo e se adapta melhor em climas amenos, que é a condição climática ideal para que haja um crescimento saudável das raízes que é a parte comestivel do vegetal.
CONCURSEIRO AGRO
Visite nossa pag no Facebook