SóProvas


ID
260038
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Os nutrientes minerais exercem funções específicas e essenciais ao metabolismo da planta. Considere as seguintes informações.

I. Constituinte da lamela média das paredes celulares, atua também como mensageiro secundário. Imóvel no floema.

II. Sua deficiência induz clorose internerval, levando também à abscisão prematura de folhas. Excesso de K pode induzir tal deficiência.

III. Constituinte de proteínas carreadoras de elétrons na fotossíntese, como os citocromos. Sua deficiência causa clorose internerval nas folhas mais jovens.


IV. Envolvido nas reações de cisão da molécula de água, na fotossíntese. Sua deficiência leva a clorose internerval associada ao desenvolvimento de pequenos pontos necróticos.

V. Elemento encontrado em dois aminoácidos proteicos. Os sintomas de sua deficiência, tais como clorose, surgem inicialmente nas folhas mais jovens.

VI. Componente da plastocianina, proteína transportadora de elétrons na fase fotoquímica da fotossíntese. Sua deficiência reduz tal processo fisiológico e também a nodulação em raízes, no processo de fixação biológica do nitrogênio.

A sequência dos elementos que corresponde às respectivas descrições acima é:

Alternativas
Comentários
  • C

    Ca, Mg, Fe, Mn, S e Cu.

  • Ca -  Contribui para o fortalecimento de todos os órgãos das plantas, principalmente raízes e folhas, é um componente da parede celular vegetal, sendo necessário, para a manutenção da estrutura, ativação da amilase, é um nutriente imóvel. Em excesso, altera o ritmo da divisão celular. Também é importante na manutenção do equilíbrio entre alcalinidade e acidez do meio e da seiva das plantas. A carência de cálcio causa a malformações nas folhas jovens, encurvamento dos ápices, clorose marginal que evolui para necrose, levando a folha a morrer da extremidade para o centro. Ocorre a redução do crescimento radicular, e mudança da coloração das raízes para castanho. Inicialmente, os sintomas acentuam-se nas zonas mais jovens das plantas;

    Mn é parte integrante da molécula da clorofila, e por isso está diretamente ligado ao metabolismo energético das plantas. É um nutriente móvel que, em excesso, provoca interferências na absorção de cálcio e potássio. A carência de magnésio provoca cloroses entre as nervuras, espalhando-se das margens para o centro das folhas, encurtamento de entrenós, redução do crescimento vegetal, inibição da floração, morte prematura das folhas e degeneração dos frutos. Inicialmente, os sintomas acentuam-se nas zonas mais velhas das plantas;

    Fe é um constituinte do grupo prostético de proteínas, necessário à síntese de clorofila e à divisão celular, atua na fixação do nitrogênio e desenvolvimento do tronco e raízes, é um nutriente imóvel. A carência de ferro provoca uma extensa clorose foliar em que as nervuras permanecem verdes, uma redução do crescimento vegetal, inibição do desenvolvimento de primórdios foliares. Inicialmente, os sintomas aparecem nas zonas mais jovens das plantas.

    Mn é um ativador enzimático, controlando reações de oxi-redução essenciais à fotossíntese e síntese de clorofila, um nutriente imóvel. A carência de manganês provoca clorose intervenal nas zonas mais jovens, enrolamento e queda de folhas e aparecimento de pontos necróticos espalhados nas folhas, . Inicialmente, os sintomas surgem nas zonas mais velhas das plantas.

    (S) - Encontra-se em sua maior parte na composição das proteínas, associadas ao nitrogênio. Participa na formação de aminoácidos essenciais ao metabolismo energético, em especial vitaminas e enzimas, sendo um nutriente imóvel. A carência de S reduz o crescimento vegetal, provocando a clorose foliar, com tonalidade amarelo-esverdeada. Sintomas manifestam nas zonas mais novas da planta.

    Cué um componente das metalo-enzimas e receptor intermediário de elétrons, tem papel importante na fotossíntese, respiração, redução e fixação de nitrogênio sendo um nutriente imóvel.  A carência de cobre altera a tonalidade das folhas, tornando-as verde-azuladas e enroladas que permanecem alongadas, deformadas e com as margens cloróticas voltadas para baixo. sintomas acentuam-se nas zonas mais jovens das plantas.

    CONCURSEIRO AGRO

    Visite nossa pag no facebook