SóProvas


ID
260053
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A absorção de um determinado nutriente é a sua entrada, na forma iônica ou molecular, nos espaços intercelulares ou em organelas vivas da planta. Dadas as seguintes afirmações,

I. O fósforo é um elemento extremamente importante para as plantas, apresentando baixa adsorção no solo, cuja deficiência será observada de forma mais acentuada nas folhas mais velhas.

II. A deficiência de elementos pouco ou nada móveis, como o cálcio, é mais acentuada em folhas mais novas.

III. A disponibilidade de íons, em geral, é máxima na faixa de pH 6 a 7 para os macronutrientes, sendo que nesta faixa não há grande limitação para os micronutrientes.

IV. Quando a absorção de cátions excede à de ânions, as raízes excretam H+ aumentando o pH da rizosfera.

verifica-se que estão corretas

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá!

    O fósforo é um elemento que geralmente tem elevada adsorção no solo, dependendo do tipo de solo.

    O efeito do pH sobre a absorção de íons pode ser “direto” ou “indireto”.O efeito “direto” refere-se a competição entre o H+ e os outros cátions (pH baixo), e do OH- com os outros ânions (pH alto). O efeito “indireto” na absorção de nutrientes deve-se principalmente a disponibilidade dos elementos minerais condicionado ao pH do solo. O pH afeta diretamente a disponibilidade do elementos minerais no solo. O H+ afeta dversamente o mecanismo de transporte de íons, e a permeabilidade das membranas celulares, provavelmente pelo decréscimo da eficiência da bomba “H+-ATPase, que reduz o efluxo de H+ para o exterior celular, aumentando assim a absorção passiva de H+. Em conseqüência da absorção passiva de prótons há uma redução do potencial eletroquímico de membrana e conseqüente inibição na absorção de cátions.

    Os nutrientes minerais de baixa mobilidade, acarretam deficiência primeiramente nas partes novas, como por exemplo, folhas e frutos jovens bem como nos meristemas apicais e laterais. Isto se deve também a baixa área superficial da transpiração que é o mecanismo mais importante para suprir a deficiência destes elementos nestas partes da planta.

    Quando a adsorção de cátions excede à de ânions, as raízes excretam H+ reduzindo o pH do meio.

    Bons Estudos!
  • I. Se pouco móvel, sintomas de deficiencia ocorre na folhas mais novas; O fósforo é pouco móvel.

    II. isso mesmo. o Ca ++ é pouco móvel. CORRETO

    III. pH próximo da neutralidade. Não muito acido nem alcalino. CORRETO

    IV. Quando a absorção de cátions excede à de ânions, as raízes excretam H+ aumentando o pH da rizosfera. Na verdade reduz o pH da rezosfera. 
     

  • I - LEVADA ADSORÇÃO, ALTO PODER DE LIXIVIAÇÃO

    II - CORRETO

    III - CORRETO

    IV - DEMINUE O ph, tornando o ambiente ÁCIDO.

    RESPOSTA

    LETRA C