-
LETRA C, mas para mim a D também estaria correta. Creio que caberia recurso para anulação.
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/01/150127_boliviana_escravizada_ms ''A vida no Brasil não é normal, é só trabalho'', conta boliviana que foi escravizada em SP. ''Com tradição no setor têxtil, El Alto é o principal pólo de emigração para São Paulo, a metrópole onde milhares de bolivianos são explorados em oficinas de costura.''
LETRA D) o Estado, carente de recursos para identificar os empregadores que usam o trabalho escravo e prejudicam a economia.
Ora, o Estado sem recursos para fiscalizar consequentemente é carente também em identificar os empregadores de mão de obra escrava.
https://www.cartacapital.com.br/revista/963/o-combate-ao-trabalho-escravo-esta-em-declinio-no-brasil ''A fiscalização de denúncias contra práticas escravagistas no País tem diminuído desde 2013''
''Por insuficiência de recursos humanos e financeiros, as fiscalizações de denúncias contra práticas escravagistas estão em franco declínio desde 2013, quando 313 locais foram inspecionados e 2.808 trabalhadores foram resgatados. No ano passado, o número de estabelecimentos vistoriados caiu para 191, assim como a soma de resgates, 885.
Diante da obsessão da equipe econômica de Michel Temer de cortar gastos para aplacar a crise fiscal, as inspeções podem ser paralisadas a partir de agosto, alerta o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait). “Há tempos sofremos com a falta de reposição de pessoal e com a progressiva redução de recursos para as atividades de fiscalização do trabalho.''
-
Notícia G1, data 19/12/17.
Fiscais do trabalho encontraram imigrantes bolivianos em condições de trabalho análogo à escravidão em três oficinas de costura na capital paulista. Eles faziam jornadas de mais de 12 horas por dia costurando roupas para as grifes de luxo.
Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/fiscais-flagram-trabalho-escravo-em-oficinas-da-animale-e-abrand.ghtml
-
"o Estado, carente de recursos para identificar os empregadores que usam o trabalho escravo e prejudicam a economia"
Eu diria que é uma questão ética, e não de indicadores econômicos.
-
Fiquei surpresa com a resposta que esta sendo jugada como correta, até porque, atualmente, o trabalho caracterizado como forçado ou escravo é uma prática que afeta não só os bolivianos, tem os cubanos no sistema mais médicos, além de brasileiros.
-
Correta a resposta C ! Uma vez que os Cubanos exercem uma profissão e posição previlegiada, onde poucos podem estar, além do que, o fato de não terem especialização, encontram dificuldades com a língua! Já os brasileiros são escravizados se assim aceitarem ser, também temos de levar em conta, que todo o sistema político brasileiro está corrompido, até mesmo quem elege se corrompe, pelas informações fake veiculadas pela mídia, pois esses eleitores não filtram informações ou desconhecem sobre política, e votam num determinado candidato por ser próximo, demonstrar empatia ou ser bonito ! LOOL !
-
De novo essa questão?
Os caras tão maus de questões de atualidades...
-
Nossa, a CESPE é uma banca horrível. Ela traz a questão como se só os Bolivianos sofressem de trabalho análogo ao de escravo. Fale-me mais sobre o escrivão do município de Rosana-SP que reduziu a termo as condições de análogo ao de escravo em que estava trabalhando. Fala sério. Essa banca não se importa com o conhecimento do candidato, eles querem apenas eliminar ao máximo, aí vem o cara que nem estudou, dá um chute e acerta.
-
temos várias etnias sofrendo trabalho escravo no Brasil paraguaios .. venezuelanos.. que estão imigrando para o nosso País!!
-
Indústria têxtil utiliza trabalho escravo.
A grande novidade dos últimos anos foi a descoberta de que setores econômicos utilizam mão de obra escrava de imigrantes vindos de países vizinhos da América Latina, como a Bolívia.
Um dos setores que mais crescem no Brasil, a indústria têxtil vive um ambiente extremamente competitivo depois da liberalização econômica da década de 1980, pressionada pelos baixos preços praticados no mercado internacional, especialmente pelos produtos chineses.
Ao mesmo tempo, com a crise econômica argentina, a migração de cidadãos bolivianos foi redirecionada para o Brasil, especialmente para São Paulo, onde são explorados por empresários da indústria têxtil e de confecções.
Além da indústria têxtil, o trabalho escravo também aparece em um setor que deveria estar acima de qualquer suspeita: as grandes obras financiadas pelo governo. Têm sido encontrados trabalhadores em situações precárias na construção de hidrelétricas e de estradas, contratados pelas empresas ganhadoras das licitações ou por seus parceiros.
Gabarito: LETRA C
-
Se eu disser que eu respondi essa questão pq lembrei que no filme de comédia brasileira, Crô, é baseada na história de uma criança boliviana que trabalha junto com sua mãe em um confecção , em condições horríveis, e ela consegue fugir e encontra esse Crô, que estava tentando acha uma nova chefe para ele, e uma das candidatas era justamente a dona da confecção que mantinha trabalho escravo onde a criança trabalhava.
E eu achando engraçado o colega que respondeu a questão da base do Qatar pelo filme do Transformers. LOL
-
Como se só os bolivianos fossem escravizados, nordestinos fugindo das secas trabalham em condiçoes bem proximas a escravidao.
-
Triste realidade ;/
-
Triste realidade ;/
-
-
Em 2018, fiscais identificaram 1,7 casos de trabalho escravo no Brasil. A maior parte desses trabalhadores (1,2 mil) estava em áreas rurais e 1,1 mil foram resgatados, segundo o governo federal.
O gabarito restringiu demais! Eu hein.
https://oglobo.globo.com/economia/em-2018-fiscais-identificaram-17-mil-casos-de-trabalho-escravo-no-brasil-23409423
-
Questão na minha opinião com mais de uma alternativa correta. Além de restringir o trabalho escravo apenas para os bolivianos de SP. E será que, no Norte, no Nordeste, e no Sul do país não existe trabalho escravo? Caberia recurso ai nessa questão.