SóProvas


ID
2602021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Determinado tipo de vírus eletrônico é ativado quando um documento por ele infectado é aberto, podendo então, nesse momento, infectar não apenas outros documentos, mas também um gabarito padrão de documento, de modo que cada novo documento criado sob esse gabarito seja infectado. Tal vírus, cuja propagação ocorre quando documentos por ele infectados são remetidos por correio eletrônico para outros usuários, é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Gab:B

    https://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%ADrus_de_macro , caso queria  saber o que é o vírus de macro acesse o site.

  • Questão repetida do mesmo concurso. Q866783

  • (...) "gabarito seja infectado", o que a Cespe chama de gabarito não seria modelo?

    tenho essa dúvida pois a Cespe gosta de modificar o nome de termos correntes.

    Letra C. Vírus de macro.

  • Vírus de macro: tipo específico de vírus de script, escrito em linguagem de macro, que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compõe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros).

    fonte: https://cartilha.cert.br/malware/

  • VIRUS DE MACRO : ALTERNAM E SUBSTITUEM PROGRAMAS QUE ULTILIZAM LINGUAGEM DE MACRO ( EX : WORD E EXCELL)

    SE INSTALAM EM APLICATIVOS E FAZEM TAREFAS REPETIVAS.

  • Gabarito: Letra B.

    Na terminologia da computação, um vírus de macro ou macro-vírus é um vírus que é escrito em uma linguagem de macro, isto é, uma linguagem construída em um software aplicativo como um processador de textos. Uma vez que alguns aplicativos (notavelmente, mas não exclusivamente, as partes do Microsoft Office) permitem que programas macro sejam embutidos em documentos, desta forma os programas podem ser executados automaticamente quando o documento for aberto, o que fornece um mecanismo distinto pelo qual os vírus podem se espalhar. Este é o motivo que pode ser perigoso abrir anexos não esperados em e-mails. Softwares de antivírus modernos detectam vírus de macro bem como outros tipos.

  •  

    Letra (B)

     

     

    Características (Vírus de Macro)

     

    O que comumente chamamos de "vírus de computador" são programas que possuem algumas características em comum com os vírus biológicos:

      * são pequenos; 

      *  não funcionam por si só. Ou seja, devem infectar um arquivo executável ou arquivos que utilizam macros. Portanto, em geral o vírus fica escondido dentro da série de comandos de um programa maior; 

      * contém instruções para parasitar e criar cópias de si mesmo de forma autônoma e sem autorização específica (e, em geral, sem o conhecimento) do usuário para isso - eles são, portanto, auto-replicantes.

     

    ''Encontre dentro do seu coração a energia 
    do artista da sua criação... "DEUS"!!! ​

  • Com certeza a orelha da Viviane Viera queima sem parar

  • Gabarito: LETRA B

     

    OS VÍRUS DE MACRO  infectam documentos que contém macros.

     

    Macro: conjunto de comandos que são armazenados em alguns aplicativos e utilizados para automatizar tarefas repetitivas.

     

    Um exemplo seria, em um editor de textos, definir uma macro que contenha a sequência de passos necessários para imprimir um documento com a orientação de retrato e utilizando a escala de cores em tons de cinza.

     

    Um vírus de macro é escrito de forma a explorar esta facilidade de automatização e é parte de um arquivo que normalmente é manipulado por algum aplicativo que utiliza macros. Para que o vírus possa ser executado, o arquivo que o contém precisa ser aberto e, a partir daí, o vírus pode executar uma série de comandos automaticamente e infectar outros arquivos no computador.

     

    Existem alguns aplicativos que possuem arquivos base (modelos) que são abertos sempre que o aplicativo é executado. Caso este arquivo base seja infectado pelo vírus de macro, toda vez que o aplicativo for executado, o vírus também será.

  • Alguns aplicativos (notavelmente, mas não exclusivamente, as partes do Microsoft Office) permitem que programas macro sejam embutidos em documentos, desta forma os programas podem ser executados automaticamente quando o documento for aberto, o que fornece um mecanismo distinto pelo qual os vírus podem se espalhar. Este é o motivo que pode ser perigoso abrir anexos não esperados em e-mails. Softwares de antivírus modernos detectam vírus de macro bem como outros tipos.

     

  • Vírus de Programa: Também conhecido como vírus de arquivo, infecta um programa pela modificação do arquivo que contém seu código objeto. Depois que ocorrer a infecção, um vírus de programa certamente será executado cada vez que o programa infectado executar.

     

    Vírus de Macro: Conhecido como vírus de documento, é ativado quando um documento é aberto,  momento em que o vírus pode procurar outros documentos para infectar. Além disso, um vírus de macro pode se inserir em um gabarito padrão de documento, o que faz com que cada novo documento criado seja infectado.

     

    Blackdoor: Recurso que os vírus(Ou até mesmo um malware único) usam para manter o acesso aberto a uma determinada máquina ou rede. Existem diversas maneiras de um Backdoor entrar em seu pc, sendo elas: vulnerabilidades em navegadores e também via E-mail. fora isso, ele também pode se instalar via brechas em programas ou em PCs com um firewall fraco ou inexistente. 

     

    Hoax: Boatos ou falsas notícias que circulam na internet em sites de relacionamentos e e-mails que se espalham e podem causar pânico.​

     

    Vírus de setor de cargaÉ um tipo especial de vírus de programa que infecta o código no setor de carga de uma unidade, que é executado sempre que o programa é ligado ou reiniciado.

     

    Fontes: 

    -- Book: Introdução à Segurança de Computadores. De Michael T. Goodrich, Roberto Tamassia

    -- Site: https://fsocietybrasil.org/o-que-e-um-backdoor/

     

     

  • Gabarito: B


    Tipos de vírus:


    a) Polimórficos: alteram o formato constantemente.

    b) Oligomórficos: usa criptografia, altera a rotina de criptografia poucas vezes.

    c) Boot: inicialização, compromete o SO.

    d) Macro: infectam word, exce.. RTF, PDF e PostScript tb podem ser infectados por esses vírus, mas é + difícil.

    e) Programa: infectam arquivos de programas de diferentes extensões.

    f) Stealth: enganam os antivírus durante a varredura.

    g) Script: propaga-se através de scripts (roteiros).

    h) Celular: propaga-se por bluetooth ou MMS.

    i)Companheiros, replicadores ou Spawing: possuem extensão diferente do arquivo executável (usuário nem percebe).

    j)Boleto: altera informações de boletos.

    k) Encriptado (criptografado): parte do seu código é criptografado.

  • Matei a questão na palavra "padrão"

  • Os vírus de computador são códigos maliciosos que infectam arquivos, e fazem cópia de seu código em outros arquivos toda vez que um item infectado é executado.
    Os arquivos do tipo documento, planilha ou apresentação, são infectados por vírus de macro.
    Macro é um código adicionado ao documento, planilha ou apresentação, com o objetivo de automatizar tarefas. Quando o código é malicioso, é chamado de vírus de macro.

    Gabarito: Letra B.



  • gabarito B - vírus de macro

  • A resposta é B. Vírus de Macro.

  • Letra B


    Os vírus de computador são códigos maliciosos que infectam arquivos, e fazem cópia de seu código em outros arquivos toda vez que um item infectado é executado.

    Os arquivos do tipo documento, planilha ou apresentação, são infectados por vírus de macro.

    Macro é um código adicionado ao documento, planilha ou apresentação, com o objetivo de automatizar tarefas. Quando o código é malicioso, é chamado de vírus de macro.

  • Autor: Fernando Nishimura, Professor de Informática, de Noções de Informática


    Os vírus de computador são códigos maliciosos que infectam arquivos, e fazem cópia de seu código em outros arquivos toda vez que um item infectado é executado.

    Os arquivos do tipo documento, planilha ou apresentação, são infectados por vírus de macro.

    Macro é um código adicionado ao documento, planilha ou apresentação, com o objetivo de automatizar tarefas. Quando o código é malicioso, é chamado de vírus de macro.


    Gabarito: Letra B

  • Determinado tipo de vírus eletrônico é ativado quando um documento por ele infectado é aberto, podendo então, nesse momento, infectar não apenas outros documentos, mas também um gabarito padrão de documento, de modo que cada novo documento criado sob esse gabarito seja infectado.

    Comentário do prof:

    Os arquivos do tipo documento, planilha ou apresentação, são infectados por vírus de macro.

  • Viviane Valeska ótima explicação, mas o gabarito é letra B

  • Macro é um código adicionado ao documento, planilha ou apresentação, com o objetivo de automatizar tarefas. Quando o código é malicioso, é chamado de vírus de macro.

    Gabarito: Letra B.

    TJAM2019

  • O vírus é um programa ou parte de um programa, normalmente malicioso, que se propaga infectando, inserindo cópias de si mesmo, anexando-se ou hospedando-se em arquivos ou programas existentes na máquina.

    Vírus de Macro - utilizam técnicas de propagação baseadas em anexo de documentos que executam macros porque esses arquivos tendem a se espalhar mais rapidamente, uma vez que os usuários frequentemente compartilham documentos com recursos de macro habilitados.

  • Gabarito - Letra B.

    Vírus de Macro - Tipo específico de vírus de script (escritos neste tipo de linguagem, como VBscript e JavaScript),normalmente recebido ao acessar páginas web ou por e-mail, e que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam essas linguagens mencionadas anteriormente como, por exemplo, os arquivos que compõe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros). 

  • Cuidado amigo, o comentário mais curtido até o momento está diferente do gabarito do professor.

  • O vírus de macro é o malware que se instala em documentos e modelos de documentos.
  • O vírus de macro é o malware que se instala em documentos e modelos de documentos.
  • O vírus de macro é o malware que se instala em documentos e modelos de documentos.
  • O vírus de macro é o malware que se instala em documentos e modelos de documentos.
  • O vírus de macro é o malware que se instala em documentos e modelos de documentos.
  • O vírus de macro é o malware que se instala em documentos e modelos de documentos.
  • O vírus de macro é o malware que se instala em documentos e modelos de documentos.
  • O vírus de macro é o malware que se instala em documentos e modelos de documentos.
  • O vírus de macro é o malware que se instala em documentos e modelos de documentos.
  • O vírus de macro é o malware que se instala em documentos e modelos de documentos.
  • O vírus de macro é o malware que se instala em documentos e modelos de documentos.
  • O vírus de macro é o malware que se instala em documentos e modelos de documentos.
  • O vírus de macro é o malware que se instala em documentos e modelos de documentos.
  • O vírus de macro é o malware que se instala em documentos e modelos de documentos.
  • O vírus de macro é o malware que se instala em documentos e modelos de documentos.
  • O vírus de macro é o malware que se instala em documentos e modelos de documentos.
  • O vírus de macro é o malware que se instala em documentos e modelos de documentos.
  • macro é uma sequencia de instruções programadas pelo usuário para que um programa realize as ações programadas repetidas vezes. por ex, o funcionario de um escritório precisa inserir uma marca d'agua em dois mil documentos do word. Ele poderá fazer isso manualmente, abrindo um a um e inserindo a marca d'agua, ou poderá criar uma macro que repita essa tarefa para ele duas mil vezes. uma macro é um tipo de script, uma seguencia de tarefas programadas, então podemos afirmar que vírus de macro é um tipo especifico de virus de script, caso banca requeira esse conhecimento.

    fonte: alfacon

  • OUTRA QUESTÃO CESPE: Ao se executar um programa previamente infectado - como, por exemplo, ao se abrir arquivo anexado a e-mail ou ao se instalar programas de procedência duvidosa ou desconhecida -, um vírus pode infectar o computador. Um vírus de macro é parte de um arquivo normalmente manipulado por algum aplicativo que utiliza macros e que, para ser executado, necessita que o arquivo que o contém esteja aberto para que ele execute uma série de comandos automaticamente e infecte outros arquivos no computador. CERTO

  • Vírus de Macro - infecta arquivos office. Vinculam suas macros a modelos de documentos e a outros arquivos de modo que, quando um aplicativo carrega o arquivo e executa as instruções nele contidas, as primeiras instruções executadas serão as do vírus.

    Backdoor - Porta dos fundos. É uma falha de segurança que pode existir em um programa de computador ou sistema operacional, que pode permitir a invasão do sistema por um cracker para que ele possa obter um total controle da máquina.

    Hoax - Boatos, histórias falsas, escritas com o intuito de alarmar ou iludir aqueles que a lêem e instigar sua divulgação o mais rapidamente e para o maior número de pessoas possível.

  • Gabarito: B

    MACRO

    →São os que infectam as macros (códigos executáveis utilizados em processadores de texto e planilhas de cálculo para automatizar tarefas) de documentos, desabilitando funções como Salvar, Fechar e Sair.

  • Falou em padrão é MACRO.

  • Vírus de Macro: Tipo específico de vírus de script (escritos neste tipo de linguagem, como VBscript e JavaScript), normalmente recebido ao acessar páginas web ou por e-mail, e que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam essas linguagens como, por exemplo, os arquivos que compõe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros). Eles utilizam técnicas de propagação baseadas em anexo de documentos que executam macros porque esses arquivos tendem a se espalhar mais rapidamente, uma vez que os usuários frequentemente compartilham documentos com recursos de macro habilitados. Quando um software carrega um arquivo com esse código malicioso, ele executa as instruções do vírus nele contidas, que geralmente são as primeiras instruções executadas.

    Vírus de Programa: Também conhecido como Vírus de Arquivo ou Vírus Parasitário, trata-se do vírus mais

    tradicional e comum. Ele infecta e causa danos ao se conectarem a arquivos executáveis (.exe, .com, .ovl, .dll, etc), sobrescrevendo o código original e causando danos quase sempre irreparáveis. Geralmente se replicam ao localizar outros arquivos executáveis, embora possam também infectar arquivos que sejam requisitados para a execução de alguns programas, como os arquivos de extensão (.sys, .prg, .bin, .scr).

  • Determinado tipo de vírus eletrônico é ativado quando um documento por ele infectado é aberto, podendo então, nesse momento, infectar não apenas outros documentos, mas também um gabarito padrão de documento, de modo que cada novo documento criado sob esse gabarito seja infectado. Tal vírus, cuja propagação ocorre quando documentos por ele infectados são remetidos por correio eletrônico para outros usuários, é conhecido como

    Vírus de macro é responsável por infectar padrões de documentos.

  • GABARITO: B

    Vírus de Macro:

    > infecta documentos e não programas;

    > é de fácil propagação, como pelo envio de e-mails;

    > eles geralmente infectam arquivos de dados produzidos por aplicativos de escritório como o Microsoft Office;

    > é necessário que o arquivo que contém o vírus seja aberto para que ele execute suas instruções maliciosas;

    > a assinatura digital de um arquivo por meio da utilização de um certificado digital é capaz de evitar um vírus de macro.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • Minha contribuição.

    Vírus de Macro => Eles utilizam técnicas de propagação baseadas em anexo de documentos que executam macros (automatização de tarefas), porque esses arquivos tendem a se espalhar mais rapidamente.

    Ex.: Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint)

    Abraço!!!

  • Vírus de macro: tipo específico de vírus de script, escrito em linguagem de macro, que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compõe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros).

    fonte: cartilha de segurança

  • Os vírus de computador são códigos maliciosos que infectam arquivos, e fazem cópia de seu código em outros arquivos toda vez que um item infectado é executado.

    Os arquivos do tipo documento, planilha ou apresentação, são infectados por vírus de macro.

    Macro é um código adicionado ao documento, planilha ou apresentação, com o objetivo de automatizar tarefas. Quando o código é malicioso, é chamado de vírus de macro

    Gabarito: B.

  • Quando a questão remeter a vírus de execução automática, ela sempre estará se referindo ao vírus de script. Exemplo mais comum = Vírus de macro(VBA).

  • Vírus de Macro: Os programas de escritório, geralmente possuem a ferramenta Macro, no qual é utilizada por usuários para automatizar suas tarefas criando ações repetitivas economizando tempo no trabalho. A macro gera um código (Script) que pode ser salvo juntamente com o arquivo gerado pelo programa, é nesse momento que o arquivo se torna passível de infecção por um Vírus, chamado de Vírus de Macro.

    Os vírus de macro podem inserir palavras, números ou frases indesejadas em documentos ou alterar funções de comando. Depois que um vírus de macro infecta a máquina de um usuário, ele pode se incorporar a todos os documentos criados no futuro com o aplicativo. Por exemplo, se o modelo "normal.dot" do Microsoft Word, o modelo de documento padrão desse programa, for infectado com um vírus de macro, todo documento novo criado no Word carregará uma cópia do vírus de macro e a partir daí pode chegar a outras finalidades.

    Importante! O Vírus de Macro pode ser classificado como uma espécie de Vírus de Script, que são escritos em linguagem de script, como VBScript e JavaScript

    Perseverança!

  • Os arquivos do tipo documento, planilha ou apresentação, são infectados por vírus de macro.

  • Vírus de Macro -> Conceito chave: "gabarito padrão"

  • Melissa - Virus de macro que envia emails sem autorização do usuario

  • LETRA B

  • PRINCIPAIS VÍRUS - RECORRENTES EM PROVAS:

    ARQUIVO - Vírus que anexa ou associa seu código a um arquivo. Geralmente, esse tipo de praga adiciona o código a um arquivo de programa normal ou sobrescreve o arquivo. Ele costuma infectar arquivos executáveis do Windows, especialmente .com e .exe, e não age diretamente sobre arquivos de dados. Para que seu poder destrutivo tenha efeito, é necessário que os arquivos contaminados sejam executados.

    ALARME FALSO - Não causa dano real ao computador, mas consome tempo de conexão à Internet ao levar o usuário a enviar o alarme para o maior número de pessoas possível. Se enquadra na categoria de vírus-boato e cartas-corrente.

    BACKDOOR - Como o próprio nome diz, é um vírus que permitem que hackers controlem o micro infectado pela "porta de trás". Normalmente, os backdoors vêm embutidos em arquivos recebidos por e-mail ou baixados da rede. Ao executar o arquivo, o usuário libera o vírus, que abre uma porta da máquina para que o autor do programa passe a controlar a máquina de modo completo ou restrito.

    BOOT - Vírus que se infecta na área de inicialização dos disquetes e de discos rígidos. Essa área é onde se encontram arquivos essenciais ao sistema. Os vírus de boot costumam ter alto poder de destruição, impedindo, inclusive, que o usuário entre no micro.

    CAVALO DE TRÓIA (TROJAN) - São programas aparentemente inofensivos que trazem embutidos um outro programa (o vírus) maligno.

    ENCRIPTADOS - Tipo recente que, por estarem codificados, dificultam a ação dos antivírus.

    HOAX - Vírus boato. Mensagens que geralmente chegam por e-mail alertando o usuário sobre um vírus mirabolante, altamente destrutivo. Veja também: O que são hoaxes.

    MACRO - Tipo de vírus que infecta as macros (códigos executáveis utilizados em processadores de texto e planilhas de cálculo para automatizar tarefas) de documentos, desabilitando funções como Salvar, Fechar e Sair.

    MULTIPARTITE - Vírus que infecta registro mestre de inicialização, trilhas de boot e arquivos.

    MUTANTE - Vírus programado para dificultar a detecção por antivírus. Ele se altera a cada execução do arquivo contaminado.

    POLIMÓRFICO - Variação mais inteligente do vírus mutante. Ele tenta difiultar a ação dos antivírus ao mudar sua estrutura interna ou suas técnicas de codificação.

    PROGRAMA - Infectam somente arquivos executáveis, impedindo, muitas vezes, que o usuário ligue o micro.

    SCRIPT - Vírus programado para executar comandos sem a interação do usuário. Há duas categorias de vírus script: a VB, baseada na linguagem de programação, e a JS, baseada em JavaScript. O vírus script pode vir embutido em imagens e em arquivos com extensões estranhas, como .vbs.doc, vbs.xls ou js.jpg

    STEALTH - Vírus "invisível" que usa uma ou mais ténicas para evitar detecção. O stealth pode redirecionar indicadores do sistema de modo a infectar um arquivo sem necessariamente alterar o arquivo infectado.

  • Assertiva B

    modo que cada novo documento criado sob esse gabarito seja infectado = vírus de macro.

  • falou em documento na questao ja sabe, VIRUS MACRO. confia!!!

  • Os arquivos do tipo documento, planilha ou apresentação, são infectados por vírus de macro.

    Macro é um código adicionado ao documento, planilha ou apresentação, com o objetivo de automatizar tarefas. Quando o código é malicioso, é chamado de vírus de macro.

  • Gabarito: Letra B

    Os vírus de macro são comumente encontrados incorporados em documentos ou inseridos como código malicioso em programas de processamento de texto. Eles podem vir de documentos anexados a e-mails, ou o código pode ser baixado quando se clica em links de "phishing" em banners ou URLs. Eles são difícil de ser detectados, uma vez que não funcionam até que a macro infectada seja executada. Quando isso acontece, eles executam uma série de comandos.

    Os vírus de macro são semelhantes ao cavalo de Troia, pois pode parecer benigno, e os usuários podem não notar seus efeitos nocivos imediatamente. No entanto, de maneira diferente dos cavalos de Troia, os vírus de macro podem se replicar e infectar outros computadores.

  • Bom dia, gostaria de saber qual a diferença dessa questão para esta Q866783. Se alguém puder me explicar agradeço, pois não estou entendendo.

    ***Realmente eles corrigiram as questões eram iguais com gabaritos diferentes, revisando aqui já têm a mesma resposta. Obrigado a todos pelas respostas.

  • Tipo específico de vírus de script normalmente recebido ao acessar páginas web ou por e-mail e que tenta infectar

    arquivos manipulados por aplicativos que utilizam essas linguagens mencionadas anteriormente como os

    arquivos que compõe o Microsoft Office.

    Os vírus de computador são códigos maliciosos que infectam arquivos, e fazem cópia de seu código em outros arquivos toda vez que um item infectado é executado.

    Os arquivos do tipo documento, planilha ou apresentação, são infectados por vírus de macro.

    Macro é um código adicionado ao documento, planilha ou apresentação, com o objetivo de automatizar tarefas. Quando o código é malicioso, é chamado de vírus de macro.

  • palavra chave: gabarito padrão = macro

  • VÍRUS DE MACRO → VÍRUS DE DOCUMENTO

    #BORA VENCER

  • VÍRUS DE MACRO: Tipo específico de vírus de script normalmente recebido ao acessar páginas web ou por e-mail e que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam essas linguagens mencionadas anteriormente como os arquivos que compõe o Microsoft office.

  • VÍRUS DE MACRO = VÍRUS DE DOCUMENTO

  • GABARITO PADRÃO? MACRO NELE.

  • VÍRUS DE MACRO → VÍRUS DE DOCUMENTO

  • Vírus de macro: tipo específico de vírus de script, escrito em linguagem de macro, que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compõe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros).

  • falou em documentos=falou em macro.
  • gab e Vírus de macro.

    Macro são documentos de word, excel...

    O vírus de macro faz com que cada novo doc criado seja infectado.

  • GAB.: B) VÍRUS DE MACRO

    BACKDOOR - Como o próprio nome diz, é um vírus que permitem que hackers controlem o micro infectado pela "porta de trás". Normalmente, os backdoors vêm embutidos em arquivos recebidos por e-mail ou baixados da rede. Ao executar o arquivo, o usuário libera o vírus, que abre uma porta da máquina para que o autor do programa passe a controlar a máquina de modo completo ou restrito.

    HOAX - Vírus boato. Mensagens que geralmente chegam por e-mail alertando o usuário sobre um vírus mirabolante, altamente destrutivo.

    VÍRUS DE SETOR DE CARGA - Os vírus do setor de inicialização infectam o setor de inicialização de disquetes ou o Registro Mestre de Inicialização (MBR, Master Boot Record) dos discos rígidos (alguns infectam o setor de inicialização do disco rígido, em vez do MBR). O código infectado é executado assim que o sistema é inicializado a partir de um disco infectado, mas, uma vez carregado, ele infecta outros disquetes acessados no computador comprometido.

  • Letra B! Negão, falou muito de documento é quase certeza estarmos tratando de vírus de macro! Vibra! Rumo à PCAL 2021!
  • Vírus de macro:

    • tipo específico de vírus de script, escrito em linguagem de macro, que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compõe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros). 
  • Pequeno resumo:

    A. Vírus de Programa: Os vírus de programa infectam apenas arquivos executáveis. Eles podem até impedir que o computador seja ligado.

    B. Vírus de macro: comuns em arquivos do Word e Excel, são vírus que ficam anexados ao arquivo. (Nosso gabarito)

    C. Backdoors (porta dos fundos): é um trecho de código mal-intencionado que cria uma ou mais falhas de segurança para dar acesso ao sistema operacional a pessoas não autorizadas. Essa falha de segurança criada é análoga a uma porta dos fundos, por onde a pessoa mal-intencionada pode entrar (invadir) no sistema. 

    D. Hoax (boato): um boato, ou hoax, é uma mensagem que possui conteúdo alarmante ou falso e que, geralmente, tem como remetente, ou aponta como autora, alguma instituição, empresa importante ou órgão governamental. 

    E. Vírus de setor de carga (boot sector): É um tipo especial de vírus de programa que infecta o código no setor de carga de uma unidade, que é executado sempre que o computador é ligado ou reiniciado. Esse tipo de vírus pode ser difícil de remover, pois o programa de carga é o primeiro programa que um computador executa. 

  • Os vírus de macro são comumente encontrados incorporados em documentos ou inseridos como código malicioso em programas de processamento de texto. Eles podem vir de documentos anexados a e-mails, ou o código pode ser baixado quando se clica em links de "phishing" em banners ou URLs. Eles são difíceis de ser detectados, uma vez que não funcionam até que a macro infectada seja executada.

    Quando isso acontece, eles executam uma série de comandos. O vírus de macro é semelhante ao cavalo de Troia, pois pode parecer benigno, e os usuários podem não notar seus efeitos nocivos imediatamente. No entanto, de maneira diferente dos cavalos de Troia, os vírus de macro podem se replicar e infectar outros computadores.

  • Gabarito:B

    Dicas de Segurança da Informação:

    1- Princípios (DICAN): Disponibilidade (o arquivo sempre deve está disponível a pessoas autorizadas), Integridade (o arquivo não pode ser alterado), Confidencialidade (o arquivo deve está disponível as pessoas autorizadas), Autenticidade e Não Repúdio.

    2- Principais Malwares: Vírus (Progama ou parte do programa que insere copias de si mesmo para danificar o computador e que só ocasionará dano se for executado); Phishing (Lembra de "pescar", vou "pescar" suas informações, roubá-las através da criação de sites falsos); Ransoware (Torna inacessíveis os dados do seu computador e você terá que pagar uma quantia); Worm (Programa auto replicante que se executa a partir das falhas do sistema e pode ser propagado pela rede); Spyware (Espião. Monitoro suas atividades e mando a terceiro de 3 formas: keyloggers - tudo que você digita eu irei ver, screenlogger - tudo que você ver eu iria ver e adware - tudo que você pesquisa eu iria ver. Ex: As propagandas que aparecem no celular).

    3- Defesa dos Malwares: Firewall (Parede de fogo. Hardware ou Software. Filtra todos os pacotes que passam da internet para o computador e bloqueiam aqueles maliciosos, como a invasão de um ataque de worm, vírus e hackers. Não bloqueia se o vírus já estiver no seu computador e se você desabilitar o firewall); Antivírus (Detectar e eliminar os malwares do pc. Trabalha de 3 formas: Método de assinatura - irá procurar uma parte do vírus que não é alterada, caracterizando-o como vírus, Busca algorítmica - verificar os algoritmos que criaram aquele vírus no banco de dados, Sensoriamento Heurístico - irei verificar a execução e os registros do programa para assim definir se é um malware).

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • PRINCIPAIS VÍRUS - RECORRENTES EM PROVAS:

    ARQUIVO - Vírus que anexa ou associa seu código a um arquivo. Geralmente, esse tipo de praga adiciona o código a um arquivo de programa normal ou sobrescreve o arquivo. Ele costuma infectar arquivos executáveis do Windows, especialmente .com e .exe, e não age diretamente sobre arquivos de dados. Para que seu poder destrutivo tenha efeito, é necessário que os arquivos contaminados sejam executados.

    ALARME FALSO - Não causa dano real ao computador, mas consome tempo de conexão à Internet ao levar o usuário a enviar o alarme para o maior número de pessoas possível. Se enquadra na categoria de vírus-boato e cartas-corrente.

    BACKDOOR - Como o próprio nome diz, é um vírus que permitem que hackers controlem o micro infectado pela "porta de trás". Normalmente, os backdoors vêm embutidos em arquivos recebidos por e-mail ou baixados da rede. Ao executar o arquivo, o usuário libera o vírus, que abre uma porta da máquina para que o autor do programa passe a controlar a máquina de modo completo ou restrito.

    BOOT - Vírus que se infecta na área de inicialização dos disquetes e de discos rígidos. Essa área é onde se encontram arquivos essenciais ao sistema. Os vírus de boot costumam ter alto poder de destruição, impedindo, inclusive, que o usuário entre no micro.

    CAVALO DE TRÓIA (TROJAN) - São programas aparentemente inofensivos que trazem embutidos um outro programa (o vírus) maligno.

    ENCRIPTADOS - Tipo recente que, por estarem codificados, dificultam a ação dos antivírus.

    HOAX - Vírus boato. Mensagens que geralmente chegam por e-mail alertando o usuário sobre um vírus mirabolante, altamente destrutivo. Veja também: O que são hoaxes.

    MACRO - Tipo de vírus que infecta as macros (códigos executáveis utilizados em processadores de texto e planilhas de cálculo para automatizar tarefas) de documentos, desabilitando funções como Salvar, Fechar e Sair.

    MULTIPARTITE - Vírus que infecta registro mestre de inicialização, trilhas de boot e arquivos.

    MUTANTE - Vírus programado para dificultar a detecção por antivírus. Ele se altera a cada execução do arquivo contaminado.

    POLIMÓRFICO - Variação mais inteligente do vírus mutante. Ele tenta difiultar a ação dos antivírus ao mudar sua estrutura interna ou suas técnicas de codificação.

    PROGRAMA - Infectam somente arquivos executáveis, impedindo, muitas vezes, que o usuário ligue o micro.

    SCRIPT - Vírus programado para executar comandos sem a interação do usuário. Há duas categorias de vírus script: a VB, baseada na linguagem de programação, e a JS, baseada em JavaScript. O vírus script pode vir embutido em imagens e em arquivos com extensões estranhas, como .vbs.doc, vbs.xls ou js.jpg

    STEALTH - Vírus "invisível" que usa uma ou mais ténicas para evitar detecção. O stealth pode redirecionar indicadores do sistema de modo a infectar um arquivo sem necessariamente alterar o arquivo infectado.

  • Falou, documentos infectados : MACRO.

    CORTA.