SóProvas


ID
2603074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A corrente de pensamento que exerceu maior influência na medicina legal brasileira é de origem

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    A Medicina Legal no Brasil sofreu forte influencia dos franceses depois italianos e alemaes. Segundo Hilario Veiga de Carvalho, a primeira publicacao da area, registrada por Flaminio Favero e Oscar Freire data de 1814. A evolucao do estudo, ensino e pesquisa desta ciencia auxiliar do direito partiu da Bahia e do Rio de Janeiro, onde em 1832 foram fundadas as primeiras escolas de medicina do Brasil.

    (Fonte: http://www.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/FDir/2013/1o_2013/artigos/artigoIrene_13_03.pdf)

  • Histórico no Brasil

    A Medicina Legal nacional desfruta da admiração e respeito do mundo, conforme ficou patenteado (1985) na perícia de determinação da identidade, por especialistas do IML de São Paulo e da Unicamp, do carrasco nazista Joseph Mengele, conhecido pelos prisioneiros de Auschwitz como o “anjo da morte”, cuja ossada foi encontrada sepulta em Embu, São Paulo.

    Na época colonial, a Medicina Legal nacional foi decisivamente influenciada pelos franceses e, em menor escala, pelos italianos e alemães, sendo praticamente nula a participação portuguesa, estando representada por esparsos documentos médico-legais, compilados de trabalhos referentes à Toxicologia e por “um ou outro laudo pericial feito por leigos, mais interessantes pelo lado pitoresco do que pelo aspecto médico propriamente dito” (Pedro Salles).

    Numa fase seguinte surge Souza Lima, insigne mestre a quem reverenciamos por ter sido o iniciador, em 1818, do ensino prático da Medicina Legal no Brasil, desenvolvendo a pesquisa laboratorial, então reduzida à Toxicologia, e por ter feito, sem ser advogado, uma tentativa de interpretação e comentários médico-legais em relação às leis nacionais.

    A verdadeira nacionalização da nossa Medicina Legal se deve à criação, por Ray mundo Nina Rodrigues, de uma autêntica Escola brasileira da especialidade na Bahia, constituída, entre outros, por Alcântara Machado, Júlio Afrânio Peixoto, Leonídio Ribeiro, Oscar Freire e Estácio Luiz Valente de Lima, que originariamente “orientou a diferenciação da disciplina, dos seus métodos e da sua doutrina para as particularidades do meio judiciário, das condições físicas, biológicas e psicológicas do ambiente” (Gerardo Vasconcelos). E desde então se sucederam sadiamente nas capitais brasileiras as escolas de Medicina Legal, interessando aos juristas, advogados, delegados de polícia, médicos, psicólogos e psiquiatras o conhecimento dessa disciplina, tal o grau de entrosamento que ela guarda com todos os ramos do saber.

     

    Fonte: Croce, Delton Manual de medicina legal / Delton Croce e Delton Croce Jr. — 8. ed. — São Paulo : Saraiva, 2012.

  • BIZU:

    Lembrar que o Genival "França" considera o Ambroise Paré como sendo o pai da medicina legal, e não sei porque tive a intuição que esse nome é de 

    origem francesa, dai conclui que a medicina legal brasileira teve maior influência francesa.

    Ambroise Paré (1510-1590) foi um cirurgião francês. Introduziu várias inovações na prática médica.

     

  • A era científica da Medicina Legal teve início na França. em 1575, com Ambroise Paré, considerado o pai da Medicina Legal, o qual compilou os conhecimentos da época na obra Traité des Relatoires. No século XVIII,a Medicina Legal tornou-se uma disciplina jurídica e surgiram as escolas francesa, alemã e italiana, disputando a supremacia. A Alemanha inaugurou o ensino oficial da matéria, sendo considerada o berço da Medicina Legal. 

  • “No Brasil, a influência da Medicina Legal francesa foi decisiva, embora não se possa negar que influenciaram de maneira marcante a alemã e a italiana. Portugal no passado pouco nos influenciou.”FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.29

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A

  • NA FRANÇA: TARDIEU, BROUARDEL, LACASSAGNE, LEGRAND DU SAULLE, ETIENNE MARTIN, BALTHAZARD. AUSTRÁLIA: HOFFMAN E PALTAUF;

    ITÁLIA: CARRARA.

  • Fábio, excelente!

  • HISTÓRICO NO BRASIL • Época colonial: grande influência francesa (praticamente nula a participação portuguesa)

  • No Brasil, a influência da Medicina Legal francesa foi decisiva, embora não se possa negar que influenciaram de maneira marcante a alemã e a italiana. Portugal no passado pouco nos influenciou. Hoje, no entanto, notáveis são as contribuições da nova escola médico-legal portuguesa, com os trabalhos de José Antônio Lourenço Lesseps (Lisboa), José Eduardo Lima Pinto da Costa (Porto) e Duarte Nuno Pessoa Vieira e Francisco Corte-Real (Coimbra).

    FRANÇA, Genival Veloso de, 1935-Medicina legal / Genival Veloso de França. -- 11. ed. -- Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017.

  • Um acontecimento histórico introduziu mudanças legais em um país, e tais mudanças são consideradas de grande importância para o surgimento da Era de Ouro da Medicina Legal Mundial. Que acontecimento histórico foi esse ?

    A Revolução Francesa, que levou Napoleão a proibir práticas jurídicas secretas, tornando público o trabalho dos juízes e dos peritos médicos. E ele também instituiu a Medicina Pública, em que médicos oficiais precisavam se dedicar ao desenvolvimento de medidas de saúde preventiva e à realização de pareceres para a justiça.

    Ambroise Paré foi o autor da 1ª obra sobre Medicina Legal em 1575, sendo assim, a corrente de pensamento que exerceu maior influência na medicina legal brasileira é de origem francesa.

  • Pelo desenvolvimento tardio da Medicina Legal portuguesa, as nossas influências decisivas foram da França, não se negando as influências alemã e italiana.

  • quem tentou deduzir por Lombroso, como eu, se Fu...
  • Não sei como exatamente eu sabia que era Francesa. As vezes basta acreditar nos seus instintos

  • BIZU:

    Lembrar do professor Genival Veloso de França (referência em literatura referente à medicina-legal). Daí, fica fácil lembrar que a medicina legal brasileira tem origem francesa.

  • A corrente de pensamento que exerceu maior influência na medicina legal brasileira é de origem:

    1. No Brasil, a influência da Medicina Legal Francesa foi decisiva, embora não se possa negar que influenciaram de maneira marcante a Alemã e a Italiana.
    2. Hoje, notáveis são as contribuições da nova escola médico-legal Portuguesa

    Fonte: projeto_1902

  • Simples e objetivo: A Medicina legal Brasileira teve forte influência FRANCESA, seguida por italiana e alemã.