SóProvas


ID
2603080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Na década de 80 do século XX, a medicina legal brasileira foi ainda mais reconhecida e respeitada mundialmente após uma perícia que revelou a real identidade do indivíduo até então apelidado de “Anjo da Morte”: o médico e oficial nazista Joseph Mengele. Tal perícia foi realizada por especialistas do IML.

Alternativas
Comentários
  • Depois de décadas no encalço do Anjo da Morte, uma operação de busca que envolveu os governos de Israel, dos EUA e da Alemanha Ocidental chegou até a sua sepultura. Em 1985, seu esqueleto foi exumado, e quem identificou os ossos como sendo de Mengele foi o patologista Daniel Romero Muñoz.

     

    O parecer de Muñoz foi confirmado através de exames de DNA conduzidos em 1992, e os infames ossos permaneceram esquecidos no IML de São Paulo desde então — já que a família de Mengele se recusou a repatriar os restos mortais de volta à Alemanha. Agora, após a ossada do nazista sinistro ficar esse tempo todo juntando poeira, o próprio Dr. Muñoz resolveu dar alguma utilidade a ela.

     

    FONTE: https://www.megacurioso.com.br/aliados-do-nazismo/101680-anjo-da-morte-ossos-de-mengele-sao-usados-em-aulas-de-medicina-forense.htm, ACESSO EM 27/02/18.

  • Em  (1985)  a Medicina Legal ficou conhecida e admirada após a perícia que determinou a identidade do carrasco nazista Joseph Mengele, conhecido pelos prisioneiros de Auschwitz como o “anjo da morte”, por especialistas do IML de São Paulo e da Unicamp, cuja ossada foi encontrada sepulta em Embu, São Paulo.

  • Sinal de Jellineck é característico dos choques por correntes INDUSTRIAIS!

    O choque por corrente elétrica natural, isto é, raios, causa a marca de LICHTENBERG.

  • mais uma questão inútil!

  • “A Medicina Legal nacional desfruta da admiração e respeito do mundo, conforme ficou patenteado (1985) na perícia de determinação da identidade, por especialistas do IML de São Paulo e da Unicamp, do carrasco nazista Joseph Mengele, conhecido pelos prisioneiros de Auschwitz como o “anjo da morte”, cuja ossada foi encontrada sepulta em Embu, São Paulo. CROCE, Delton. CROCE Jr., Delton. Manual de Medicina Legal. 8ª edição,pg 35.

    A título de curiosidade: há inclusive um documentário no History Channel acerca da biografia de Joseph Mengele. Mengele fez duas faculdades e decidia acerca do destino de indivíduos em campos de concentração. Mengele escolhia quem seria “útil” em suas experiências, selecionando os melhores exemplares para suas experiências sobre-humanas. Para não ser julgado, Mengele fugiu para a América do Sul, onde foi supostamente morto no Brasil.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A

  • Essa assunto é dose.

  • Em 1985, um fato de notoriedade mundial marcou a medicina legal brasileira, após décadas a procura de Joseph Mengele, finalmente foi encontrado e exumado no estado de SP. A confirmação veio através de exames de DNA realizados por Daniel Romero Munhoz.

    Mengele, notório membro da equipe de médicos responsáveis ​​pela seleção das vítimas a serem mortas nas camaras de gás e por realizar experimentos humanos mortíferos em prisioneiros, foi marcado como um médico de total falta de ética e inescrupulosidade, onde durante a Segunda Guerra Mundial realizou experimentos em judeus sem nenhuma sensibilidade para com os preceitos éticos da profissão.

    Após o conflito, conseguiu fugir para Argentina e após os anos 60 manter refúgio no litoral paulista, onde faleceu afogado na praia da Enseada em Bertioga/SP.

  • Aí o que contribuirá no estudo da medicina legal!?

  • Falou em médico nazista, só lembrar do CAMPO de concentração.

    de São Paulo e da uniCAMP.

  • Se vc errou está no caminho certo!

  • Acertei no chute, pois os estados mais babados do Brasil é SP e RJ.

  • Pow, Cebraspe, até você?!

  • isso não é aspecto histórico de ML nunca!! isso é atualidades.... conhecimentos gerais... não é porque o IML identificou que é questão de ML pqp

  • questão q não agrega conhecimento, só blá blá blá