SóProvas


ID
2603083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Assinale a opção que apresenta a denominação do documento médico-legal, fornecido por médico, que contém informações de matéria médica de interesse jurídico e é apresentado como resultado de perícia médica realizada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    Relatorio: pode ser Laudo, quando realizado pelo perito apos investigacao, e pode ser Auto, quando o exame e ditado pelo médico diretamente ao escrivão e diante de testemunha.

    Atestado: documento que atesta a veracidade de um fato

    Corpo de delito é a materialidade do delito

    Parecer é semelhante a um relatorio, porém nao possui descrição; é a emissão das impressões do médico legal, de suas convicções.

  • Acredito que a "A" também esteja correta.

  • A confu~sao está no enunciado, quando diz; FORNECIDO POR MÉDICO", ai, percebe-se que é o LAUDO

  • Bem, fica difícil. Todo livro diz que o gênero é RELATÓRIO MÉDICO-LEGAL, de onde se extraem as espécies LAUDO E AUTO. 

     

    Ok, que a definição precisa seria de LAUDO, mas de forma alguma se exclue a natureza documental de RELATÓRIO MÉDICO-LEGAL

  • Todas as questões que tiver escrito ''resultado de perícia médica realizada ou feito depois do crime'' vai ser laudo, de forma genérica a se explicar, LAUDO vem depois, AUTO vem antes, da perícia, e RELATÓRIO é a conclusão médica se foi realizado um LAUDO ou AUTO.

  • Relatório se divide em LAUDO ( feito pelo perito após a pericia) e AUTO ( redigido pelo escrição durante a perícia, ex: auto de exumação).

    Laudo se divide em 7 partes:

    PREÂMBULO

    QUESITOS

    HISTÓRICO

    DESCRIÇÃO

    DISCUSSÃO

    CONCLUSÃO 

    RESPOSTAS AOS QUESITOS

  • a) Relatório médico: O relatório médico-legal, per si, é a descrição minuciosa de uma perícia médica a fim de responder à solicitação da autoridade policial ou judiciária.
     

     

    b) Atestado médico: É a afirmação pura e simples, por escrito, de forma singela, resumida e objetiva de um fato médico e suas consequências, ou de um estado de sanindade. 

     

    c) Laudo médico:  Relatório médico legal será chamado de laudo, quando redigido pelo perito, e de auto, quando ditado ao escrivão.

     

    d) Corpo de delito: Conjunto de elementos materiais ou vestígios que indicam a existência de um crime.

     

    e) Parecer médico-legal: É o documento utilizado para dirimir divergências na interpretação dos achados de uma perícia, sendo solicitado a uma pessoa de renome. Como o parecer é dado sobre um relatório médico legal, constam apenas quatro parte:

    Prêambulo

    Exposição dos motivos

    Discussão (é a parte mais importante do parecer)

    Conclusão

     

    Fonte: Medicina legal e noções de criminalística - Neuza Bittar

  • A) RELATÓRIO- O Relatório médico-legal é um documento detalhado sobre uma perícia-médica, podendo ser apresentado na forma de LAUDO ou AUTO. Laudo se o documento é realizado após a investigação dos peritos. Auto se ditado ao escrivão perante testemunhas. RELATÓRIO (seja o LAUDO ou AUTO) é composto por: PREÂMBULO, QUESITOS, HISTÓRICO, DESCRIÇÃO (parte mais importante), DISCUSSÃO, CONCLUSÃO, RESPOSTA AOS QUESITOS 

    B) ATESTADO- Atestado médico também chamado de certificados médicos são a afirmação de um fato médico e suas consequências. Eles podem ser atestados: oficiosos, administrativos e judiciário

    C)LAUDO MÉDICO - vide letra A- a questão pediu documento FORNECIDO POR MÉDICO

    D) CORPO DE DELITO- Corpo de delito não se confunde com exame de corpo de delito. Exame de delito- registra no laudo a existência e a realidade do delito. Corpo de delito- próprio crime em sua tipicidade. O corpo de delito demarca os vestígios das infrações, seja em indivíduos e pessoas. O corpo de delito constitui os vestígios materiais causados pela pelo fato criminoso.

    E) PARECER MÉDICO- consiste em respostas técnicas fornecidas às consultas médico-legais. Possui as mesmas partes que o RELATÓRIO, a exceção da DESCRIÇÃO. É realizado quando uma consulta médico-legal apresenta divergências quanto à interpretação da perícia, podendo ser solicitados esclarecimentos a uma instituição, a outro perito ou um professor. Seu valor técnico está associado a quem o assina, e na citação de autores que embasam o parecer. O parecer tem caráter opinativo, não sendo assim, sua conclusão determinante.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C

  • GABARITO LETRA C

    Relatório ditado ao escrivão: AUTO.
    Relatório redigido pelos próprios peritos: LAUDO
    MNEMÔNICO: Para ditar ao escrivão tem que falar “AUTO”(ALTO). Já o perito
    LAUDA o relatório.

  • Relatório é gênero

    Laudo é espécie


    A alternativa "A" , a meu ver, não está errada.

    Caso não tivesse a alternativa contendo Laudo, ela estaria correta!

  • Cuidado com o comentário mais curtido:

    Laudo pode ser elaborado tanto pelo perito como pelo medico legista.

  • A denominação do documento médico-legal, fornecido por médico, que contém informações de matéria médica de interesse jurídico e é apresentado como resultado de perícia médica realizada é o LAUDO MÉDICO (GABARITO LETRA C)! Concordo com o gabarito mesmo sabendo que relatório é gênero e laudo é a espécie, pois...

    a banca exige do candidato que ele saiba que RELATÓRIO se divide em AUTO (digitado pelo escrivão e ditado pelo perito) e LAUDO (redigido pelo perito após o exame).

  • Relatório médico legal será chamado de laudo, quando redigido pelo perito, e de auto, quando ditado ao escrivão.