-
voto de cabresto
-
E- conjugação de rotina eleitoral de base democrática com controle político, considerando-se as pressões de poderes locais sobre o eleitorado.
-
"Os coronéis de uma região ou de um estado formavam as oligarquias regionais ou estaduais. Seu poder era proporcional à quantidade de eleitores sob seu controle. Todos eles tinham o seu "curral eleitoral", isto é, eleitores cativos que votavam sempre nos candidatos indicados por eles. Assim, os votos nos candidatos dos coronéis ficaram conhecidos como 'votos de cabresto'"
Fonte: História do Brasil no contexto da história ocidental. Luiz Koshiba
-
Voto cabresto.
-
A) vigência de um processo democrático abrangente, favorecendo o acesso eleitoral à maioria da população.
B) eleição do presidente da República em dois turnos, observando-se a presença de eleitores culturalmente qualificados.
C)liberdade efetiva concedida aos votantes, restringindo-se o exercício do poder moderador do presidente da República.
D)adoção do regime parlamentarista, ampliando o peso do voto popular na constituição do poder legislativo.
E) conjugação de rotina eleitoral de base democrática com controle político, considerando-se as pressões de poderes locais sobre o eleitorado.
-
"A porcentagem de votantes
variou de um mínimo de 1,4% da população total do país (na eleição de Afonso Pena, em 1906),
a um máximo de 5,7% (eleição de Júlio Prestes, em 1930)."
Bóris Fausto.
Jesus sempre vence.
-
A Constituição de 1891 foi a primeira constituição do período republicano e teve por objetivo confirmar as mudanças do sistema política. Ratifica assim o sistema republicano presidencialista, federalista e com o estado laico. Foi promulgada em 24 de fevereiro de 1891 e o Brasil começa a Primeira República com o governo do Marechal Deodoro da Fonseca.
Com relação ao voto, a Constituição de 1891 determinava que não precisava ter uma renda mínima para poder votar. O sufrágio universal foi estipulado para membros do sexo masculino com mais de 21 anos e que fossem alfabetizados. Os homens que tivesse mais que 21 anos e soubessem ler, fossem militares de baixa patente e religiosos. Não havia menção aos direitos das mulheres e não se cogitava o voto a elas.
Ou seja, o fim do voto censitário não ampliou muito o direito ao voto e escancarou as desigualdades sociais e de gênero pelo não acesso as eleições.
A exclusão ao voto também fica evidente, em virtude da violência causada pelo voto de cabresto para a eleição dos representantes das oligarquias locais.
Para responder a questão precisa ter o conhecimento prévio do processo de Proclamação da República e da Constituição de 1891, assim como os processos de direito ao voto nesse período.
A alternativa que completa corretamente a afirmativa é:
A) INCORRETA - O acesso ao processo eleitoral era excludente, pois só podiam votar homens, maiores de 21 anos, letrados e caso fossem militar não poderia ser de baixa patente.
B) INCORRETA – O presidente Deodoro da Fonseca foi eleito pelo Congresso Constituinte.
C) INCORRETA - O poder moderador era o poder do Imperador que se sobrepunha aos poderes legislativo, executivo e judiciário.
D) INCORRETA- Após a proclamação da República foi adotado o regime presidencialista e o voto era universal para homens, maiores de 21 anos, letrados que não fossem religiosos e não tivesse baixa patente caso fossem militares.
E) CORRETA – As oligarquias locais pressionavam a população através do voto de cabresto e, assim, conseguiam com violência e subjugação, a eleição dos seus representantes para todas as esferas de poder. O direito ao voto, considerado na Constituição, universal conferia a Primeira República a característica de eleições democráticas.
Gabarito da professora: Alternativa E.
-
gab e
conjugação de rotina eleitoral de base democrática com controle político, considerando-se as pressões de poderes locais sobre o eleitorado
pressões de poderes locais sobre o eleitorado= Lembrei logo do voto da cabresto
-
E - conjugação de rotina eleitoral de base democrática com controle político, considerando-se as pressões de poderes locais sobre o eleitorado.
Voto de cabresto.