SóProvas


ID
2603506
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na primeira reunião ministerial, Geisel anunciou que as altas taxas de crescimento da economia seriam a “prioridade número um” do governo. O presidente não associou a busca do crescimento a nenhum projeto de mudança do regime. Pisou no acelerador para manter o curso. A recessão era vista muito mais como um perigo político do que como uma probabilidade econômica.

(Elio Gaspari, A ditadura derrotada. Adaptado)


No entender do autor, o governo Geisel

Alternativas
Comentários
  • Legitimação social?

  • complicado.

  • A -buscou a legitimação política e social por meio de grandes sucessos na área econômica.

  • A mais aceitável é a letra A.

     

    #Rumo CFO-PMBA 

  • Eufânismo político.

  • Pisou no acelerador para manter o curso. A recessão era vista muito mais como um perigo político do que como uma probabilidade econômica.

    Lembre- se que no Governo de Geisel começa um processo de redemocratização lenta, segura e gradual.

  • O governo Geisel – de 1974 a 1979 - marca, durante o regime militar no Brasil (de 1964 a 1984), o início do processo de abertura “ lenta , gradual e segura" em direção ao Estado de Direito. Processo, no entanto, que não é linear e apresenta umas quantas contradições na medida em que se propunha a manter o status quo dominante, ao mesmo tempo que propiciaria uma democratização. Acerca do Governo do general Ernesto Geisel é dado um pequeno trecho da obra de Elio Gaspari “A ditadura derrotada". Nele o autor faz uma relação entre a proposta econômica de Geisel e a política do momento.

    Pede-se, então, que seja assinalada a alternativa que indica corretamente a proposta de análise do autor.

    A) CORRETA – Segundo o autor, Geisel procura a legitimidade do regime através do sucesso econômico. “O presidente não associou a busca do crescimento a nenhum projeto de mudança do regime. Pisou no acelerador para manter o curso."
    B) INCORRETA. A consulta à população pode ser feita através de eleições livres e/ou plebiscitos. Na época do regime militar não havia nem uma coisa tampouco outra.
    C) INCORRETA- O período de governo de Ernesto Geisel foi do início da desaceleração do Milagre Econômico por conta da maior dificuldade de obtenção de investimentos estrangeiros e aumento das taxas de juros .
    D) INCORRETA – Já que o que caracteriza o regime militar não é o diálogo democrático, não está em questão, na época, a relação política com os diferentes setores da sociedade.
    E) INCORRETA – Em nenhum momento são tomadas medidas de caráter socialista na medida em que o regime militar não tinha tal orientação. 

    RESPOSTA: ALTERNATIVA A
  • Gabarito A:

    Geisel estava disposto a promover um lento e gradual processo de abertura democrática, e no plano econômico elaborou o II PND que buscava a expansão industrial de bens de produção, com o objetivo de conseguir uma sólida infra estrutura econômica para o progresso econômico-social.

  • No seu Governo inicia-se um lento processo de trânsição rumo à democracia.

  • GAB A- buscou a legitimação política e social por meio de grandes sucessos na área econômica.

    PND 2: visando a substituição de importação e a produção dos insumos básicos. 

    • Pró-álcool, pois a crise de 73 elevou o preço do petróleo 
    • Projeto carajás, exploração de mineral
    • Usina nuclear que teve parceria com a Alemanha- Angra, RJ. 

  • A - buscou a legitimação política e social por meio de grandes sucessos na área econômica.

  • o governo Geisel foi marcado por dar início ao processo de reabertura política, também chamado de distensão. Em 1974, o governo anunciou que daria início a abertura política do regime, de maneira “lenta, gradual e segura”. A iniciativa vinha ao encontro de pressões da sociedade civil, que diante da derrota da “ameaça vermelha” e do fim da bonança dos tempos do “milagre”, passam a exigir o fim do regime militar.