Precipitações Frontais ou Ciclônicas -> Estão associadas com o movimento de massas de ar de regiões de alta pressão para regiões de baixa pressão. A diferença de pressão normalmente é causada por aquecimento desigual da superfície terrestre.
As precipitações ciclônicas podem ser classificadas como frontal ou não frontal.
A frontal resulta da ascensão do ar quente sobre o ar frio na zona de contato entre duas massas de ar de características diferentes. Se a massa de ar frio se move de tal forma que é substituída por uma massa de ar mais quente, a frente é conhecida como frente quente, e se o contrário acontece, chamamos de frente fria.
As precipitações ciclônicas costumam ser de longa duração, apresentando intensidade de baixa a moderada, espalhando-se por grandes áreas.é conhecida como frente quente, e se o contrário acontece, chamamos de frente fria.
Precipitações Orográficas -> Essa precipitação é resultante de ascensão mecânica, acontece quando uma corrente
de ar úmido horizontal é forçada a passar por uma barreira natural, tais como as montanhas. As precipitações da Serra do Mar são exemplos típicos.
Precipitações Convectivas-> As precipitações convectivas são típicas das regiões tropicais. Quando ocorre um aquecimento desigual da superfície terrestre, acaba surgindo o aparecimento de camadas de ar com densidades diferentes, o que gera uma estratificação térmica da atmosfera em equilíbrio estável. Caso esse equilíbrio, por qualquer motivo (vento, superaquecimento) for quebrado, provocará uma ascensão brusca e violenta do ar menos denso, que é capaz de atingir grandes altitudes. Essas precipitações costumam ser de grande intensidade e curta
duração, concentradas em pequenas áreas.
Fonte: https://capacitacao.ead.unesp.br/dspace/bitstream/ana/66/2/Unidade_1.pdf
CONVECTIVAS
• Ascensão do ar, diferenças de temperatura na camada vizinha
• Grandes intensidades, pequena duração e pequenas áreas;
FRONTAIS OU CICLÔNICAS
• Interação entre massas de ar quentes e frias;
• Chuvas de grande duração, grandes áreas e intensidade média;
• Cheias em grandes bacias
OROGRÁFICAS
• Ar é forçado a transpor barreiras montanhosas; “chuvas de serra”
• Precipitações de pequena intensidade e grande duração –pequenas áreas