Definições extraídas dos livros do Gitman e do Assad
a-) O indicador Retorno sobre Investimento sob a abordagem desta questão não faz tanto sentido quanto o ROE que representa o retorno sobre o capital próprio
Decomposição do retorno sobre patrimônio líquido (ROE)
Mede o retorno obtido no investimento de capital dos acionistas ordinários da empresa. Em geral quanto mais alto o ROE, melhor para os acionistas.
Retorno do capital próprio = lucro disponível para os acionistas ordinários / Patrimônio dos acionistas ordinários
ERRADA
b-) Margem líquida
A margem líquida representa a proporção de cada unidade monetária de receita de vendas após a dedução de todos os custos e despesas, incluindo juros, impostos e dividendos de ações preferenciais. Quanto mais alta a margem de lucro líquido, melhor.
Margem de lucro líquido = lucro disponível aos acionistas ordinários / receitas de vendas
CORRETA
c-) Lucro operacional;
O lucro operacional equivale, em outras palavras, ao resultado líquido antes do Imposto de Renda dos acionistas da empresa na hipótese de suas operações serem financiadas exclusivamente por capital próprio, utilizando passivos onerosos para financiar seus ativos.
Outra denominação comumente adotada para o lucro operacional é o Lucro Antes do Juros e Impostos, correspondendo em inglês à sigla Earnings Before Investments & Taxes
ERRADO
d-) Margem de lucro operacional;
A margem de lucro operacional mede a proporção de cada unidade monetária de receita de vendas que permanece após a dedução de todos os custos e despesas, não incluindo juros, impostos e dividendos por ações preferenciais. Representa o lucro puro obtido em cada unidade de receita. O lucro operacional é puro porque mede somente o resultado obtido nas operações, ignorando juros, impostos e dividendos preferenciais.
Margem de lucro operacional = resultado operacional / receita de vendas
ERRADO